Famílias de baixa renda poderão ter o DINHEIRO de volta ao pagarem as contas de luz

O governo federal está estudando formas de reduzir o valor cobrado em contas de luz ao redor de todo o país. Agora, existe um planejamento que aborda a possibilidade do uso de estornos em contas deste tipo. Portanto, veja abaixo quem são os cidadãos que estarão liberados para o uso deste benefício.

Suspensão de taxas extras na CONTA DE LUZ é confirmada para o mês de outubro
Famílias de baixa renda poderão ter o DINHEIRO de volta ao pagarem as contas de luz (Imagem: Montagem/FDR)

Agora, o governo federal está buscando que famílias de baixa renda consigam ter acesso ao conhecido “Cashback“. Este benefício concede um retorno financeiro no valor que foi pago nas contas de luz no país. Desta forma, os cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade terão acesso ao estorno parcial do valor.

Isto está sendo proposto devido ao possível aumento nos impostos cobrados em contas de luz a partir da reforma tributária. Com isto, o governo vai beneficiar os cidadãos de baixa renda, tendo em vista que o valor da sua conta vai subir. Desta forma, o aumento na conta iria existir, mas traria um menor impacto na classe.

Contas de luz devem ter acesso à cashback do governo federal

É importante saber que este estorno não é confirmado a partir da aprovação da reforma tributária. Esta proposta deve ser pautada como um projeto complementar e deverá passar por votação. Portanto, os cidadãos que estão vivendo em situação de baixa renda ainda precisarão aguardar a oficialização.

Esta mudança será de extrema importância para o país. Isto porque aproximadamente 20% da população que consume energia elétrica no país é de baixa renda, segundo dados da Associação Brasileiras de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Portanto, milhões de pessoas serão beneficiadas.

O que muda com a reforma tributária?

A reforma está sendo pautada para facilitar o pagamento de tributos estaduais e federais. Isto deve impactar uma série de serviços oferecidos pelo governo federal, assim como algumas áreas de fundamental importância também serão alteradas. Para saber mais sobre o que vai mudar, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].