INSS divulga novo prazo para solicitação da pensão por morte

O INSS divulgou um novo prazo para a solicitação da conhecida pensão por morte. Portanto, caso você ainda não saiba qual será o novo período de pedidos, confira o restante desta notícia abaixo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Pagamentos do INSS ficam SUSPENSOS durante o feriado; veja data de retorno
INSS divulga novo prazo para solicitação da pensão por morte (Imagem: FDR)

O INSS definiu que os familiares de um aposentado falecido terão 90 dias para solicitar a pensão por morte. Caso o dependente seja menor de 16 anos, o prazo é extendido para 180 dias. Portanto, estas foram as novas datas definidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para solicitar a pensão por morte.

É direito da família conseguir receber parcialmente o valor pago pela aposentadoria. Desta forma, caso você busque realizar este processo, é fundamental visitar uma unidade do INSS. Caso contrário, também é possível realizar a solicitação de maneira remota através do seu telefone celular.

O site gov.br/meuinss é responsável por ser uma das plataformas para realizar a solicitação. Outra forma para fazer esta ação é realizando o download do aplicativo do INSS. Ele está disponível na Play Store e na App Store e chama-se “Meu INSS”. Existe o número de contato, 135, caso deseje solicitar via ligação.

O prazo de pagamento do benefício varia de acordo com a situação. Lembrando que o valor depositado é calculado da seguinte forma: Após a solicitação da pensão por morte, 50% do valor é garantido à família do falecido. Além disto, é somado 10% para cada dependente vinculado ao ex-beneficiário do INSS.

Como funciona o pagamento da pensão por morte do INSS?

Quando este benefício é solicitado, o cidadão ou cidadã que perdeu o seu ente querido terá que registrar a sua presença na Previdência Social. Desta forma, o valor não será depositado na conta da pessoa que se foi e sim na conta do novo titular.

Lembrando que a duração do pagamento muda de acordo com a idade do beneficiário. Caso o ex-aposentado tenha feito mais que 18 contribuições, pode resultar em pensão por morte vitalícia para pessoas com mais de 45 anos. Caso tenha menos que 18 contribuições, o benefício terá a duração de quatro meses.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile