INSS surpreende aposentados com redução no 13º salário

Os aposentados e pensionistas que esperavam receber o mesmo valor da primeira parcela do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram surpreendidos com a mudança. O valor a ser creditado será diferente para milhões de beneficiários.

INSS surpreende aposentados com redução no 13º salário. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Como de costume, o 13º salário do INSS foi dividido em duas parcelas e realizado antecipadamente por um pedido do Governo Federal, antecipando assim os valores para os meses de abril e maio.

O pagamento da primeira parcela já ocorreu ao longo do mês de abril para aqueles que recebem até um salário mínimo e para os que recebem mais de um salário mínimo. Agora, começará a ser paga a segunda parcela do 13º, porém, com um valor reduzido. Entenda melhor ao longo do texto.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o 13º do INSS, confira.

Quanto será pago na 2ª parcela do 13º? 

A primeira parcela do 13º salário do INSS foi paga em abril, com 50% do valor que os beneficiários recebem mensalmente. Para aqueles que estão recebendo o benefício há menos de um ano, o valor foi proporcional ao período.

Agora no final de maio e começo de junho será paga a segunda parcela do 13º, porém o valor terá uma diferença do que foi pago na primeira vez.

Para os beneficiários que precisam pagar Imposto de Renda, a segunda parcela terá um valor menor devido ao desconto da contribuição tributária.

Desconto do Imposto de Renda

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile