Novo reajuste nas contas de água de SP assustam os moradores

Os moradores do estado de São Paulo estão sendo avisados que haverá um reajuste em suas contas de água. A conta de água é uma das contas fundamentais em uma casa, juntamente com contas de energia, gastos com alimentação e outras eventuais dívidas. Veja de quanto foi a mudança no estado.

Novo auxílio emergencial para vítimas da Covid-19 pode ser aprovado no governo
Novo reajuste nas contas de água de SP assustam os moradores (Imagem: FDR)

O estado de São Paulo vem passando por mudanças após a entrada de um novo governador, a partir da última eleição. Já relatamos aqui o problema relacionado ao aumento do salário mínimo estadual e agora vamos relatar sobre o reajuste aplicado às famílias paulistas com relação às contas de água.

O reajuste será aplicado a partir do dia 10/05 deste ano, contando com um aumento de 9,56%. O porcentual do reajuste já foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e entrará em vigor após o período indicado.

Este reajuste servirá para todo o estado de São Paulo, incluindo moradores residenciais, prédios e residências onde existem trabalhos comerciais e industriais; além, claro, de ambientes públicos como praças, parques e ruas públicas. Ou seja, todos aqueles que são cobertos pela Arsesp em São Paulo.

Existe algum benefício para baixar as suas contas de água?

O governo federal tem uma iniciativa para ajudar as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. A tarifa social é uma projeto que ajuda as famílias de baixa renda a complementar o saldo financeiro para efetuar o pagamento da conta de água em sua residência.

Desta forma, as famílias que participam do projeto conseguem ter descontos em sua conta de água de até 50%. Caso você esteja inscrito, o desconto já é feito de forma automática em sua conta, já chegando com o valor reduzido. Para participar, um dos requisitos fundamentais é a presença no Cadastro Único. 

Além da baixa renda, outros requisitos que podem fornecer a disponibilidade à tarifa social é a idade; 65 anos ou mais. Outro ponto é a presença de algum familiar que esteja ingresso no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com isso, a família terá facilidade em entrar na lista de presença para a tarifa social da água.

YouTube video player
Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile