Lula negocia parceria entre saúde pública e privada com impacto surpreendente na população

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde o início de 2023, vem aplicando uma série de medidas em prol da população que vive em baixa renda e depende fortemente da saúde pública. Desta forma, em discurso realizado nesta segunda-feira, 10/04, ele abordou sobre a implementação de novas iniciativas na área.

Atenção: 70 planos de saúde são SUSPENSOS pela ANS
Lula negocia parceria entre saúde pública e privada com impacto surpreendente na população (Imagem: FDR)

A saúde pública do país, sendo fortemente abastecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é uma das principais características do Brasil. Sendo um dos poucos à prestar o serviço de forma gratuita, nós somos referência para centenas de outros países quando falamos sobre a temática de saúde.

Por isso, o governo Lula busca fortalecer o SUS. Além de incrementar a nossa imagem internacional, algo que o presidente vem tentando consertar desde a saída conturbada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula aplicou uma medida que muda, de forma direta, a vida de quase 100 milhões de brasileiros.

O retorno do Mais Médicos, programa bastante criticado durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), teve o seu retorno neste ano. Desta vez, com uma série de mudanças, mas acolhendo, principalmente, médicos brasileiros e que possuem interesse em atuar em todos os municípios do Brasil.

Do que a saúde pública precisa?

O Presidente Lula abordou o tema nesta segunda-feira, 10/04, quando relatou um problema apresentado pela população, que é a falta de especialistas nos postos de saúde do SUS, sugerindo a criação de convênios entre unidades públicas e privadas. Acompanhe fala de Lula:

“Eu, como presidente, poderia mandar você [Nísia Trindade (Ministra da Saúde)] fazer, mas eu sei que não é fácil. Então, ao invés de mandar, eu vou pedir. Vamos tentar ver se todos nós juntos conseguimos criar uma política de fazer o povo ter mais acesso aos especialistas para o povo ser atendido plenamente. Temos que ter convênio para dizer ‘você vai naquele lá, o SUS vai pagar’”

Agora, além da tentativa de democratizar ainda mais a saúde do nosso país, referência mundial pelo zelo ao cidadão e disponibilidade de vacinas e tratamentos para os mais diversos problemas, o governo Lula ainda irá modificar o principal problema relatado na última vez que o programa estava em vigor.

O que disse o Presidente Lula sobre o programa?

Em fala pública, o Presidente Lula afirmou que a ordem de prioridade na contratação de médicos para o programa será de médicos brasileiros que atuem no Brasil; médicos brasileiros que atuam fora do país; e, por fim, caso não haja demanda, será realizada a contratação de médicos estrangeiros.

Desta forma, o SUS vai fortalecer ainda mais a saúde pública do nosso país e, com isso, aumentar o quantitativo de pessoas brasileiras dispostas a ajudar no projeto. Consequentemente, prestarão um serviço de qualidade às quase 100 milhões de pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].