Fim do saque-aniversário do FGTS tem prazo estabelecido por Lula; veja até quando sacar

O saque-aniversário do FGTS pode chegar ao fim em breve. Um prazo foi estabelecido pelo novo ministro do Governo Lula. Chefe da pasta de Trabalho, Luiz Marinho disse que as solicitações devem ser suspensas a partir do mês de março

Fim do saque-aniversário do FGTS tem prazo estabelecido por Lula; veja até quando sacar
Fim do saque-aniversário do FGTS tem prazo estabelecido por Lula; veja até quando sacar. (Imagem: FDR)

A confirmação sobre o fim do saque-aniversário do FGTS foi anunciada em primeira mão pelo ministro em entrevista à GloboNews na última semana. A decisão, no entanto, não é bem uma novidade, pois já havia sido mencionada por Luiz Marinho em meio a declarações sobre a insatisfação com a respectiva modalidade em outras ocasiões.

A previsão é para que aconteça uma reunião junto ao Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), por volta do dia 21 de março para debater sobre o tema. O descontentamento do ministro perante o saque-aniversário do FGTS é justificado pelo rombo que ele acredita acontecer nos cofres do fundo. 

Instituições financeiras também demonstraram preocupação quanto a esta modalidade de resgate do Fundo de Garantia. Isso porque, o saque-aniversário do FGTS pode ser usado como garantia na contratação de empréstimo. Trata-se de uma espécie de antecipação. 

O que é o saque-aniversário do FGTS?

Em vigor desde o ano de 2020, o saque-aniversário pelo FGTS possibilita ao trabalhador o resgate de até 50% do saldo depositado em contas ativas e inativas do Fundo de Garantia. Os valores são liberados inicialmente sempre no mês de aniversário do cidadão, se estendendo pelos dois meses seguintes. 

O saque-aniversário é bem visto pelos trabalhadores, pois é tido como uma fonte de renda extra pontual, extremamente viável para ser usado em situações como o pagamento de dívidas ou investimento nos negócios. 

No entanto, também é uma modalidade um tanto quanto minuciosa. O trabalhador que aderir ao saque-aniversário, automaticamente perde o direito de efetuar o resgate integral dos valores depositados em conta ativa do FGTS, caso seja demitidos sem justa causa

Consequentemente, também perde-se o direito à multa de 40% sobre o saldo em conta. Além disso, o cidadão fica impedido de alterar a modalidade de saque do FGTS pelo período de dois anos. 

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS

Mesmo diante da provável suspensão do saque-aniversário do FGTS, a variedade dos motivos financeiros podem levar alguns trabalhadores a arriscar a solicitação dessa modalidade para terem a chance de resgatar uma parte dos valores ainda em 2023. 

Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário do FGTS precisa:

  • Fazer o download do aplicativo do FGTS;
  • Fazer login com a conta vinculada à Caixa;
  • Selecionar a opção “Saque Aniveresário”.

Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses.

Posso recorrer a outra modalidade de saque do FGTS?

Devido ao temor em torno da suspensão do saque-aniversário, o trabalhador que já cumpriu os dois anos de adesão pode fazer a portabilidade para o saque-rescisão. O procedimento é 100% online, e deve ser feito através do aplicativo do FGTS. Basta seguir este passo a passo:

  1. Faça login no aplicativo FGTS e clique na opção “Saque-Aniversário” para começar o processo de cancelamento;
  2. Após abrir a tela da opção de Saque-Aniversário, clique em “Modalidade saque-rescisão”;
  3. O aplicativo vai solicitar a confirmação da mudança de modalidade, informando que o saque-rescisão só vai entrar em vigor após 25 meses, para confirmar clique na opção “Sim” na caixa;
  4. Pronto! Você conseguiu cancelar o Saque-Aniversário do FGTS. Você pode acompanhar o histórico pelo próprio aplicativo.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.