Empreendedorismo digital: veja quando é a hora de lançar seu negócio na internet

Empreendedorismo digital garante o futuro dos pequenos estabelecimentos. Se você acaba de abrir o seu negócio, fique atento. Estar presente na internet pode garantir a amplitude da sua marca. Abaixo, o fdr convidou um especialista para te fornecer dicas sobre esse assunto. Acompanhe:

Atualmente muito se fala sobre empreendedorismo digital, mas é preciso entender como esse segmento funcionar. Estar na internet não significa um retorno financeiro imediato, todavia, com estratégias específicas o seu negócio pode alavancar.

Atentos a essa demanda, o FDR convidou Maurecy Moura, especialista em vendas digitais, para trazer dicas sobre como crescer os números no ambiente virtual. Confira sua entrevista exclusiva abaixo: 

Todo negócio pode ter uma versão de venda digital?

Todo negócio pode ter uma versão de venda no digital, com certeza. Eu posso ter uma loja cem por cento digital da minha casa, onde eu converso, atendo os meus clientes, gravo meus vídeos, faço os meus stories, os meus TikToks, minhas lives e eu faço todo o atendimento 100% online sem precisar encontrar o meu cliente fisicamente.

Também posso ter uma Dark Store, que é um showroom onde o cliente pode passar para retirar, ir visitar só para conhecer a nova coleção, mas, não necessariamente ele precisa ir presencialmente, por que eu também tenho o atendimento online, que vai fazer todo o intermédio da negociação.

Eu posso ter uma loja física e utilizar as redes para divulgar essa loja e lotar a minha loja, nesse caso, estamos falando de uma estratégia chamada traf story, quando eu encho a minha loja física de novas pessoas, por meio das redes, gerando reconhecimento de marca, gerando aweres, que é o que vai fazer com que as pessoas conheçam o meu negócio pelas redes sociais.

Quais são as principais maneiras de medir como o meu negócio está crescendo nas redes?

Bom, a primeira coisa é fazer uma análise do aumento da base de seguidores. Como está o seu aumento de novos consumidores, clientes seguindo essa empresa? Os seguidores estão aumentando? O empreendedor pode fazer uma tabela mensal de comparação de seus números para conseguir ter uma visão geral do cenário da sua loja.

A segunda coisa é se atentar ao engajamento do conteúdo postado em seus canais. Como está esse engajamento no TikToks, nos reels, nos posts, nos stories, se você fizer uma live, quantas pessoas serão impactadas e vão interagir com você.

É muito válido sempre se perguntar se realmente você está conseguindo ter engajamento, se as pessoas estão interagindo com o seu conteúdo, por que é isso que vai fazer o seu perfil ganhar destaque.

O parâmetro principal para comparação deve ser o quanto você está conseguindo vender e expandir seu negócio por meio das redes. Se está conseguindo fechar vendas, se está conseguindo novos clientes.

https://www.youtube.com/watch?v=CXKfJ3oIm-0

Quais são as ferramentas que devem ser utilizadas pelo empreendedor para conseguir mensurar como as redes sociais estão impactando as vendas do seu negócio?

É muito importante que você faça uma pesquisa com o seu cliente. Todo cliente novo que chegou na sua empresa, é necessário que você faça uma simples pergunta: Como você chegou a minha loja?

É muito importante que você pergunte para o seu cliente, não tem pesquisa melhor, não tem análise melhor do que essa. Se você tem e-commerce, claro, você pode usar as ferramentas digitais. Você pode usar uma planilha simples de Excel para fazer esse controle, ou até um bloco de notas para anotar esses retornos que tiver.

Existe certo ou errado na hora de vender nas redes? Quais as principais dicas para que o empreendedor não cometa gafes nas redes?

Certamente existe certo e errado nas redes. Alguns pontos são:

Comprar seguidores; isso de fato é uma coisa que não se deve fazer. Comprar seguidor é uma das piores coisas dentro desse contexto, porque os seguidores comprados, na verdade, são falsos, eles são robôs. Eles não compram, não interagem, não vão gerar engajamento para o seu negócio, apenas vai aparecer um número de seguidores alto, mas, isso não significa que sua marca vá vender mais.

Outra grande gafe é a vergonha de produzir os conteúdos. Sua vergonha não vai pagar seus boletos! Tem que aparecer, gravar muito TikTok, gravar muitos stories, fazer um provador, mostrar o seu produto e o seu serviço. Quanto mais você divulga, mais você vai vender. É como estar em uma venda presencial, você mostra o produto, as qualidades, conversa com o cliente, no meio digital isso deve ser feito por meio dos conteúdos que você produz para divulgar seu produto. A grande diferença é que no presencial sua venda é para uma pessoa, no digital, você consegue mostrar para dez, 20, 50 pessoas. Com isso, você vai ter um alto volume de vendas, então, sempre digo que vergonha não paga boleto! Investir em anúncios também é uma boa opção para alcançar mais pessoas. Com um investimento relativamente baixo, você consegue alcançar muitas pessoas. Inclusive, para trazer novos clientes para sua loja.

Deixar de publicar também é uma grande gafe. É necessário publicar sempre, faz um post no feed por dia, faz um, dois TikToks por dia, grava vários stories, vira a blogueirinha, vira a maior modelo, o maior modelo e vendedor do seu negócio, não tem como dar errado. É com vontade, é treinando, é passo a passo. É dia após dia que você vai conseguir ter esse sucesso e você vai ter esse resultado.

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Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
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