O que é o programa Confia da Receita Federal e como aderir? Entenda

Empresas podem se cadastrar no programa Confia da Receita Federal até o mês de abril. Iniciativa deve estreitar as relações entre o fisco e as companhias de todas as áreas. Entenda melhor.

O que é o programa Confia da Receita Federal e como aderir? Entenda (Imagem: FDR)

Estão abertas as inscrições para o programa Confia da Receita Federal que deve causar a implantação controlada de um programa de conformidade cooperativa, voltado para os maiores contribuintes. O objetivo dessa iniciativa é reduzir a adoção de fiscalizações e punições tributárias. 

Outros países da países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) já adotaram esse padrão.  O piloto vai receber 15 companhias e formar cadastro de reserva para as demais.

O que é o programa Confia da Receita Federal?

A Conformidade Cooperativa é um tipo de relacionamento entre a administração pública e as empresas. Nela são mantidas as igualdades de tratamento tributário entre os contribuintes.

O público-alvo são as empresas que já possuem uma estrutura consolidada e que estão em dia com o cumprimento das obrigações fiscais. Entre as vantagens listadas pela própria Receita Federal estão:

  • Segurança jurídica tributária 
  • Maior contato com a Receita Federal
  • Renovação cooperativa da Certidão Negativa de Débitos (CND) ou da Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPEND)
  • Menor custo com litígio
  • Além disso, as empresas que ingressarem no piloto terão prioridade para ingresso no programa definitivo

Para o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, o programa é um esforço para a mudança de relacionamento entre a Receita e as empresas brasileiras.

“O antagonismo está absolutamente ultrapassado, não funciona. A Receita moderna é aquela que orienta o bom contribuinte, que traz ele para próximo de si, que permite que o contribuinte confie no fisco para que ele possa se abrir sem receio dessa abertura e desse diálogo”, disse ele durante o lançamento do programa.

Segundo a Receita, as empresas que se cadastrarem passarão por cinco etapas de avaliação:

  • Autoavaliação: o próprio contribuinte deve conferir se está dentro das políticas do programa e atende aos requisitos exigidos para participação;
  • Candidatura: etapa em que o contribuinte envia toda a documentação pré-definida para a candidatura;
  • Validação: feita pela Receita Federal, que confere se o contribuinte cumpre com os requisitos e critérios de participação;
  • Elaboração de Plano de Trabalho de Conformidade: o contribuinte, em conjunto com a Receita Federal, definirá os temas de interesse tributário a serem trabalhados cooperativamente no piloto do Confia; 
  • Certificação: concedida ao contribuinte aprovado na etapa de validação e que possuir Plano de Trabalho de Conformidade aprovado pelo Coordenador do Centro Confia.
O que é o programa Confia da Receita Federal e como aderir? Entenda (Imagem: FDR)

Requisitos

Para participar é necessário que as empresas atendam aos seguintes requisitos:

  • Estejam sujeitas ao acompanhamento especial da receita federal
  • Tenham receita bruta anual maior ou igual a R$ 2 bilhões 
  • Tenham débito anual declarado mínimo de R$ 100 milhões 

Nossa especialista Lila Cunha te ensino o passo a passo para utilizar o programa de Declaração do Imposto de Renda 2024, confira.

Adesão ao programa Confia

Para aderir é necessário acessar o site oficial clicar em “Requerimentos Web”. Escolha a área de concentração “Conformidade Tributária” e, em seguida, o serviço “Programa Confia – candidatar ao piloto”.

Em seguida é necessário enviar os documentos em arquivos separados, confira a lista:

  • Demonstrações financeiras acompanhadas do relatório de auditoria independente; ou declaração da auditoria independente submetida a auditores registrados na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, que especifique os serviços e o período a ser auditado para os quais foi contratada (anexado no próprio Requerimento Web);
  • Termo de Adesão (declarado no próprio Requerimento Web);
  • Questionário de Autoavaliação (preenchido no próprio Requerimento Web); e
  • Designação do ponto focal do contribuinte e de seu substituto, na condição de responsáveis pelo relacionamento com a RFB (preenchido no próprio Requerimento Web)

As empresas têm até 5 de abril para se cadastrar no programa Confia.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.