Empreendedorismo digital: veja como expandir sua marca através da internet

Empreendedorismo digital ganha espaço no mercado de trabalho. Cada vez mais os brasileiros recorrem as plataformas virtuais para impulsionar os próprios negócios. Com o avanço da tecnologia, criar produtos e serviços ofertados através de conexões virou uma prática comum entre os pequenos empreendedores. Abaixo, um especialista te explica como garantir seu espaço no online. 

Se você quer impulsionar sua marca através da internet, fique atento. As redes sociais digitais e demais plataformas online são ótimas aliadas para garantir o desenvolvimento do negócio. Atentos a isso, FDR convidou Maurecy Moura, especialista em vendas digitais, para trazer dicas sobre o empreendedorismo digital. Confira:

Quais são as modalidades de empreendedorismo digital?

Existem várias formas de empreender, eu recomendo sempre é que você pegue algo que você ama, uma paixão e transforme isso em algo que vai fazer você ganhar dinheiro ou ter uma renda extra. Quando eu consigo transformar um hobby em uma renda extra, com o tempo eu consigo fazer disso o meu negócio.

Além disso, podemos fazer uma estrutura de serviço com captação de novos clientes em redes sociais. Vamos usar as redes sociais para atrair novos clientes para a nossa empresa. Além disso, também existe a modalidade de drop shipping, que é vender sem estoque. O que é legal na pegada do drop shipping, que que nesta modalidade, você não vai precisar de um capital inicial, você consegue fazer as suas primeiras vendas colocando sua margem de lucro, o fabricante vai enviar pro seu cliente e aí você só vai ser esse meio de campo, essa pessoa que vai conectar o cliente ao produto fazendo essa negociação comercial.

Hoje esse é um dos formatos mais legais. Tem também o afiliado digital que é um revendedor. Essa pessoa é uma revendedora de cursos ou pode ser uma revendedora de produtos também.

Como fazer um planejamento para iniciar um negócio nas redes sociais?

A primeira coisa é que a gente tem que fazer uma análise de mercado, vendo a atuação dos concorrentes, a forma como eles se posicionam, analisar o público que eu quero atingir, o comportamento de compra desse público, analisar as principais tendências de mercado.

Na análise de concorrentes, o objetivo é conseguir ver quais são os produtos mais vendidos por essa pessoa, dessa forma você consegue começar a sua loja já tendo vários produtos que tem saída e não ficarão encalhados em seu estoque.

Vale muito também, ter o hábito de olhar e estudar portais do seu segmento, talvez um portal de moda para ver o que é a tendência em Nova York ou em Paris, pode te dar um norte das melhores decisões para se tomar no seu negócio.

Outro ponto é, claro, olhar para o seu cliente, perguntar para o seu cliente quais são os produtos e serviços que ele está demandando, estar próximo do seu cliente para que ele te ajude a ter outros clientes.

É sempre bom saber: quais são os produtos que ele mais gosta? O que ele gostaria que tivesse na sua loja, com você pode melhorar a experiência desse cliente? Isso é fundamental para se começar com o pé direito.

Quais as redes sociais mais inclusivas para quem quer empreender?

Hoje, as redes sociais mais inclusivas são o Instagram e o TikTok. Primeiro porque ambas são gratuitas, mas, não só por isso, o que torna essas redes inclusivas é o fato de todo mundo estar conectado nessas plataformas.

Por conta disso, você vai conseguir apresentar os seus produtos, os seus serviços para um público muito mais diverso e muito mais amplo. Todo mundo vai conhecer o seu negócio e  isso é muito legal e muito estratégico.

Se você consegue manter um fluxo bom de postagens e vai compartilhando isso com seus amigos e seus amigos com os amigos deles, gradativamente você vai aparecendo de forma gratuita para pessoas novas, que não te conhecem, mas conhecem o que você vende.

Dessa forma você vai conseguir muitos seguidores e compradores para o seu negócio.

Outra dica bem bacana é que você pode fazer panfletaria digital, com isso, você consegue fazer anúncios estratégicos super assertivos, que vão falar exatamente com o seu potencial cliente, mostrando seu produto, seu serviço em todas as redes que você achar que vale. E o mais legal é que o empreendedor consegue fazer um anúncio a partir de R$6.

Acredito que essas duas redes são as mais estratégicas, trazendo o Whatsapp para auxiliar na conclusão e no pós-venda certamente o empreendedor tem ferramentas muito interessantes para potencializar os seus negócios.

Como começar sem capital de giro?

Uma estratégia muito utilizada e que funciona muito é fazer pré-venda.

Com essa estratégia você vai divulgar o seu produto com uma margem de preço um pouquinho mais baixa do que aquele concorrente que já tem o produto nas mãos e vai divulgar isso para fazer a venda.

Com a pré-venda você poderá fazer a negociação com o fornecedor, pegar o produto e enviar. Ou você poderá fazer um drop shipping, nesse caso, você vende e o fornecedor envia direto pro seu cliente. Em ambos os casos você consegue pegar todo o dinheiro, retirar a sua comissão, pagar para o fabricante a parte dele e o seu cliente recebe.

No que o empreendedor deve pensar na hora de escolher o segmento que vai atuar?

Acredito em três grandes pilares: Paixão, Demanda de Mercado e entender sobre o produto.

  • Paixão: Você gosta disso? Você se sente feliz com isso? Esse negócio mexe com o seu coração? Porque não existe coisa pior do que você trabalhar com algo que não te faz feliz.
  • Demanda de mercado: existe demanda neste mercado? As pessoas realmente querem comprar esse produto? Vamos lembrar, por exemplo, das câmeras tradicionais, as câmeras analógicas que perderam espaço para os celulares com câmeras digitais. Outro exemplo são os notebooks, que hoje em dia são muito menos vendidos, o foco é muito mais para uso corporativo, por que no caso do uso pessoal, hoje, é possível fazer tudo pelo celular.
  • O que eu entendo disso? Eu tenho o mínimo de conhecimento para poder trabalhar nesse segmento? Com as respostas para esses três pilares eu consigo ter uma boa noção do que eu quero e de como as coisas poderão ser feitas.

A estratégia é você conseguir encontrar produtos que tenham uma alta demanda, que você entende, que você tem conhecimento e que faz o seu coração vibrar, que você realmente gosta. Quando você encontra esses três pilares em um produto ou um serviço com certamente seu negócio vai dar certo.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.