Começando o seu próprio negócio ou procurando uma forma de iniciá-lo? Quatro empresários compartilham ensinamentos e inspirações para quem é ou quer empreender. Aproveite a seção especial do dia do empreendedor e dê uma guinada no seu negócio.
O Brasil é um dos países que não para de crescer quando o assunto é empreendedorismo. Em 2021, foram registrados mais de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs), de acordo com o SEBRAE.
Para quem quer trilhar o caminho do empreendedorismo é essencial se atentar às boas práticas e estratégias para alavancar um negócio. Para ajudar, convidamos 4 empreendedores com negócios já consolidados a compartilharem dicas valiosas. Confira:
Dicas para o empreendedor alavancar o negócio
1 – “Foque em poucas coisas que possam realmente mover o ponteiro do seu negócio”, por Rodrigo Bernardinelli, CEO e fundador da Digibee
“Conheça muito bem o problema que você quer resolver, tenha um plano de execução e foque em poucas coisas que possam realmente mover o ponteiro do seu negócio”, afirma o empreendedor.
Hoje, a Digibee é a principal plataforma eiPaaS (Enterprise Integration Platformas a Service) responsável por conectar grandes empresas ao mundo digital.
Mas, quando surgiu, tinha ideias ainda pouco exploradas no mercado e não havia definido sua principal solução.
De um aplicativo que conectava pequenos produtores orgânicos com o consumidor final, a Digibee se transformou numa plataforma de integração de sistemas bem mais ampla.
“A necessidade de integrar sistemas sempre existiu, mas precisávamos fazer de uma forma ainda mais prática e eficiente. O app de alimentos orgânicos foi o nosso MVP, algo que deu muito certo e nos moveu a mudar esse setor”, explica Bernardinelli.
2 – “Seja antifrágil”, por Roberto Oliveira, CEO e fundador de Take Blip
“O inesperado sempre acontece e ser antifrágil é reagir a este inesperado com consistência. Ninguém sabia que haveria uma pandemia, mas as empresas que estavam preparadas para comunicar suas ideias e seus produtos em tempo real, com o auxílio da tecnologia, por exemplo, já eram anti frágeis e provavelmente sobreviveram ao período turbulento com mais facilidade. E isso não tem a ver necessariamente com solidez, reserva de segurança e liquidez. Estar pronto para a mudança é o principal ingrediente para o sucesso”, compartilha o executivo.
Empresa líder em business messaging que oferece soluções de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, Take Blip fomenta hoje o mundo da mensageria numa trajetória que começou há mais de 20 anos.
3 – “O que um empreendedor vende é seu capital intelectual”, por Tiago Mavichian, CEO e fundador da Companhia de Estágios
“Empreender é suar, acordar cedo e dormir tarde. Aprendi que o potencial do conhecimento e a força de vontade nunca podem ser negligenciados por um empreendedor. O que um empreendedor vende é seu capital intelectual. É muito mais do que apenas um serviço ou um produto”, diz o empresário.
Esta é uma das dicas que, segundo ele, teria dado a si mesmo, quando iniciou sua jornada como empresário em 2006, aos 21 anos, quando fundou a Companhia de Estágios – empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes.
4 – “Investir em autoconhecimento”, por Nelson Andreatta, CEO e fundador da Eats for You
“Investir em autoconhecimento facilita a caminhada pelo empreendedorismo. É comum empreendedores desenvolverem conhecimento técnico e estudarem o mercado, mas muitos esquecem de olhar para dentro. O autoconhecimento permite que um empreendedor identifique suas potencialidades e quando deve procurar um suporte especializado. Ter essa clareza traz foco e prepara o empreendedor para superar obstáculos. Dá mais consciência de até onde ele consegue ir sozinho e quando precisa puxar o freio”, conclui o executivo.
Essa foi sem dúvida foi uma das coisas que fez Nelson Andreatta chegar aonde chegou com a Eats For You – uma ESG foodtech que funciona como um marketplace de refeições caseiras, que conecta donas e donos de casa com pessoas que querem resgatar o hábito de se alimentar com uma comida feita artesanalmente.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.