ELEIÇÕES 2022: siga esses passos para se cadastrar no E-TITULO e votar pelo app

Pontos-chave
  • Eleitores poderão usar e-título para votar nos dias 2 e 29 de outubro;
  • Apresentação do título de eleitor físico não é obrigatória para que sabe em qual seção votar;
  • Braseileiros que moram no exterior também poderão participar das eleições 2022.

As eleições 2022 são uma realidade cada vez mais próxima. Neste ano, os eleitores terão novamente a oportunidade de usar o e-título e agilizar os trâmites no dia do pleito eleitoral. 

ELEIÇÕES 2022: siga esses passos para se cadastrar no E-TITULO e votar pelo app
ELEIÇÕES 2022: siga esses passos para se cadastrar no E-TITULO e votar pelo app. (Imagem: FDR)

artigo 14 da Constituição Federal, estabelece que o voto é obrigatório para todo e qualquer cidadão com 18 anos de idade ou mais. Por outro lado, é um procedimento facultativo para os jovens na faixa etária de 16 e 17 anos nas eleições 2022.

Para honrar o compromisso do voto, os eleitores devem estar com o título de eleitor em mãos, seja no formato de documento físico ou pelo e-título. A versão digital foi lançada pela Justiça Eleitoral em 2018 e está ativa desde então. 

Embora a emissão do título de eleitor já fosse um procedimento relativamente tranquilo mesmo no modelo presencial, agora, com a evolução tecnológica ficou ainda mais fácil e rápido. Até o dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições 2022, os eleitores conseguem emitir a versão digital do documento.

O que é o e-título usado nas eleições 2022?

​Lançado em 2018, o e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui no dia das eleições o tradicional título de eleitor impresso. O documento eletrônico pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet, oferece diversas facilidades e permite o acesso rápido a informações eleitorais.

Além de fornecer a via digital do título de eleitor, o e-Título serve para gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação, justificar a ausência às urnas e se inscrever como mesário voluntário, entre outros serviços, eliminando a necessidade de se dirigir a um cartório eleitoral.

Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, seu nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados.

O eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico (impressão digital, fotografia e assinatura) terá uma fotografia na sua versão do e-Título, facilitando a identificação na hora do voto. 

Caso contrário, deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário no dia da votação. Como regra, não é preciso ter o título de eleitor em mãos, caso a pessoa saiba a seção e o local em que vota. Basta levar um documento oficial com foto.

Cadastro do e-título

Passo 1 – Preencha seus dados básicos

Abra o app e, após ler os termos de uso, clique em “Continuar”. Inclua informações como nome e filiação e toque em “Entrar no E-título”;

Passo 2 – Responda às perguntas corretamente

O sistema vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário. Caso erre alguma, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou.

Passo 3 – Crie uma senha

Digite uma sequência de seis dígitos e repita-a no campo abaixo. Depois, clique em “Confirmar senha”.

Eleições 2022 no exterior

Os brasileiros que moram no exterior e não conseguirão comparecer no Brasil nas datas das eleições 2022, dias 2 e 29 de outubro, primeiro e segundo turno, respectivamente, terão a oportunidade de votar. Ao todo, cerca de 181 localidades no exterior contarão com representações diplomáticas do Brasil

Nas eleições 2022, 697.078 eleitores que residem em outros países e que desejam honrar o Brasil terão a chance de votar. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pela chamada Zona ZZ, que engloba todos os eleitores no exterior, houve um acréscimo de 39,21% no número de alistados desde a última eleição geral, em 2018.

Foram enviadas ao exterior 989 urnas eletrônicas. Além disso, outras 29 urnas de lona para votação em cédula serão remetidas para localidades em que há dificuldades alfandegárias para a entrada do equipamento eletrônico, como, problemas de instabilidade de energia, conflito político ou baixo contingente de eleitores.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile