Faltando menos de um mês para as eleições 2022, o Brasil conta com 156.454.011 eleitores aptos a votar, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Embora todos os cidadãos na faixa etária entre 18 a 70 anos sejam obrigados a votar nas eleições 2022, muitos seguem sem um posicionamento e optam seriamente pelo voto nulo e branco.
O ponto é que, apesar da obrigatoriedade em participar das eleições 2022, o eleitor é livre para escolher entre os candidatos ou simplesmente não conceder o voto a nenhum deles.
Por esta razão foram criadas as opções de voto nulo e branco, possibilitando que o dever seja cumprido sem contrariar o posicionamento político dos brasileiros.
Com o voto nulo e branco, o eleitor também evita a ausência nas eleições 2022 e, por consequência, a necessidade de justificativa. No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto a ambas as opções, razão pela qual o FDR esclarece as características a seguir. Veja!
O que é o voto nulo nas eleições 2022
O TSE considera como voto nulo aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.
Antigamente como o voto branco era considerado válido, isto é, era contabilizado e dado para o candidato vencedor, ele era tido como um voto de conformismo.
Nesta situação, o eleitor se mostrava satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto que o voto nulo, considerado inválido pela Justiça Eleitoral, era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou contra a classe política em geral.
O que é o voto branco nas eleições 2022
De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos.
Antes do aparecimento da urna eletrônica, para votar em branco bastava não assinalar a cédula de votação, deixando-a em branco. Hoje em dia, para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”.