Conforme dados do site O Globo 6 em cada 10 pessoas pretendem comprar presentes no dia dos pais, a data deve movimentar 24 milhões de reais, superando em 8% as vendas de 2021.
Se você está nesse quadro e quer comprar um presente gastando pouco, veja as 5 dicas abaixo que te ajudarão a surpreender o seu pai.
Estabeleça um orçamento
Para começar, você precisa entender qual valor tem disponível para gastar, afinal quem deve ser surpreendido é o seu pai e não a sua conta bancária.
O ideal é que a compra seja feita à vista, isso deixará seu orçamento mais limitado, mas evitará possíveis enroscos futuramente.
Estabelecido o valor disponível seguimos para os próximos passos.
Mas, se você percebeu que realmente não será possível presentear o seu pai neste domingo, saiba que o mais importante é a possibilidade de viver um lindo momento juntos, a presença sempre vem antes do presente.
E você pode seguir as próximas dicas também.
Atenção aos detalhes
No dia a dia e na convivência é possível perceber pequenos detalhes – um livro interessante, uma música que ele sempre escuta de alguma banda ou cantor (a).
A saudade de frequentar algum local ou de fazer alguma atividade que vocês sempre faziam, que pode ser ir a um parque, jogar uma bola ou um jogo de cartas,ir até um bar para tomar uma cerveja.
Conhecer a fundo a pessoa que será presenteada fará com que o presente seja realmente especial.
De nada adianta um presente caro que foi comprado sem um sentimento por trás, nossa tradição de dar presentes é algo cultural e o fazemos a anos para demonstrar gratidão e admiração.
Então liste objetos, lugares e atividades que seu pai ficaria feliz em fazer.
Pesquise
Com o seu orçamento em mãos, ou seja, o valor que você pode gastar e a lista indicada na dica 2, chegou a hora de pesquisar.
Para aquisição de produtos e serviços é recomendado fechar a compra via internet onde a possibilidade de pagar um valor mais baixo é maior, na internet você pode acessar diversos negócios que vendem a mesma coisa, podendo escolher aquele que se enquadra mais no seu perfil.
Mas pesquise de verdade, leia a descrição, veja fotos, confira horários e claro veja os comentários de outros compradores ou usuários, assim você confirma a qualidade do produto ou serviço.
Se sua opção de presente for visitar algum local, veja se estará aberto – afinal, o dia dos pais cai no domingo.
Divida a conta, se possível:
Esse pode ser o seu caso, dividir a conta com o irmão ou irmã pode ajudar.
Seja claro quanto a sua limitação financeira, e respeite também o limite do outro. Tenha empatia financeira.
Afinal, nem sempre dividir é o mais justo, quando temos duas pessoas com rendas diferentes.
Hora de comprar: Cuidado com os descontos falsos
Infelizmente os “falsos descontos” ocorrem muito em datas comemorativas que são extremamente especiais para o comércio, por isso é importante que a compra de presentes, nessas datas comemorativas como o dia dos pais, das mães, e das crianças sejam planejados com antecedência.
Uma pesquisa antecipada, vai te ajudar a não aceitar descontos manipulados pelo comércio.
É importante criar o hábito de anotar datas importantes na agenda que você sabe que irá precisar comprar presentes.
Se planejar fará você gastar de forma mais inteligente.