Falar sobre dinheiro em FAMÍLIA precisa deixar de ser um TABU no Brasil

A educação financeira deve ser ensinada desde jovem, para que os adultos saibam lidar com o dinheiro de forma mais consciente. Mesmo assim, muitas famílias encaram o assunto com desconfiança. 

publicidade
Falar sobre dinheiro em FAMÍLIA precisa deixar de ser um TABU no Brasil
Falar sobre dinheiro em FAMÍLIA precisa deixar de ser um TABU no Brasil (Imagem: FDR)

Em comemoração aos dia dos pais, Carol Paiffer, CEO da Atom e empresária do programa Shark Tank Brasil, lançará a websérie “Pai, Me Dá Dinheiro?”. O projeto é em parceria com seu irmão e sócio na Atom, Joaquim Paiffer.

A websérie será exibida em três episódios lançados nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Os vídeos trazem a família Paiffer, com os irmãos Carol e Kim com seu pai José Donizete. O objetivo é lembrar que a educação financeira começa em casa e precisa fazer parte da conversa entre pais e filhos.

publicidade

Conversar sobre finanças com os filhos permite que sejam formados adultos mais conscientes sobre o uso do dinheiro. Além disso, ajuda a prepará-los para administrar o orçamento doméstico.

Segundo Joaquim Paiffer, Kim como é conhecido no mercado, disse que conversar sobre dinheiro era uma realidade em casa. Diante disso, a sua carreira e a da sua irmã como empreendedores e investidores é um reflexo das conversas abertas com o pai.

Por esse motivo, os irmãos convidaram o pai para compartilhar experiências e algumas recomendações que foram ensinadas aos filhos durante a infância. Além disso, os irmãos Paiffer irão falar sobre as experiências adquiridas durante a trajetória como empreendedores. 

Falar sobre dinheiro precisa deixar de ser um tabu

“Qualquer educador financeiro que seja procurado para ajudar a organizar o orçamento de uma casa já tem na ponta da língua uma primeira orientação: todos os membros da família precisam saber quanto cada um ganha”, afirma Carol.

O problema, segundo a CEO da Atom, é que, muitas vezes, os pais só falam sobre dinheiro quando estão passando por uma crise. Porém, é imprescindível que as crianças saibam quanto os pais ganham e quanto custa as despesas familiares.

Além disso, diante de uma crise financeira, é possível conversar com os filhos informando sobre a situação e pedindo a colaboração. Segundo Carol, é possível “ganhar dinheiro juntos e mudarem a sua realidade”.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Assim, pais podem se surpreender com a visão dos filhos, podendo, até mesmo, contar com a colaboração dos pequenos. Nesse cenário, pode, até mesmo, surgir um novo empreendimento familiar.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.