DINHEIRO traz FELICIDADE? Este estudo finalmente trouxe a resposta

Uma das perguntas mais realizadas pelas pessoas ao longo do tempo é se dinheiro traz felicidade. Segundo um novo estudo de Harvard, isso é verdade. Além disso, a pesquisa mostrou que o dinheiro ajuda as pessoas a evitar diversos aborrecimentos do cotidiano que provocam estresse.

publicidade
DINHEIRO traz FELICIDADE? Este estudo finalmente trouxe a resposta
DINHEIRO traz FELICIDADE? Este estudo finalmente trouxe a resposta
(Imagem: Montagem/FDR)

Conforme apurado pelo Valor, o professor da Harvard Business School, Jon Jachimowicz, informa que o dinheiro pode proporcionar controle e calma. Desse modo, o dinheiro pode, por exemplo, comprar a saída para alguns obstáculos imprevistos do cotidiano.

O professor acredita que, ao focar somente na felicidade que o dinheiro pode oferecer, “estamos perdendo alguma coisa”. Jachimowicz também reforça a necessidade de refletir “em todas as preocupações das quais o dinheiro pode nos libertar”.

publicidade

Para analisar a relação entre dinheiro e satisfação com a vida, o professor, juntamente com colegas de outras universidades realizaram um conjunto de experimentos.

O estudo contou com a participação de 522 pessoas, que mantiveram um diário por 30 dias. Nestes documentos, os participantes relataram eventos do cotidiano e as respectivas respostas emocionais a eles.

No ano anterior, a renda dos participantes variou entre menos de US$ 10 mil e mais de US$ 150 mil. Sendo assim variados perfis foram considerados no levantamento.

Descobertas de estudo sobre relação entre dinheiro e felicidade

Entre as descobertas, o estudo relevou que mais dinheiro proporciona maior controle. Os participantes com maior rende sentiram que tinham mais controle sobre eventos negativos. Esse controle diminuiu o estresse dessas pessoas.

Outra descoberta foi que o dinheiro diminuiu o estresse intenso. Independentemente da renda, não teve diferença considerável entre os que passaram por situações angustiantes. Apesar de terem um número parecido de frustrações diárias, a menor intensidade foi sentida por quem tem maior renda.

O estudo ainda descobriu que as rendas maiores levam a uma satisfação maior com a vida. Os participantes com melhor condição financeira se sentiam mais livres para enfrentar quaisquer possíveis aborrecimentos.

publicidade

Apesar dessas descobertas, Jachimowicz destaca que isso não significa que as pessoas ricas não enfrentem problemas. A diferença, segundo ele, é que “ter dinheiro permite que você resolva problemas e os resolva mais rapidamente”.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Os experimentos estão presentes em artigo publicado no “Social Psychological and Personality Science”.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.