No mês de julho, a corretora XP liderou o ranking mensal das carteiras recomendadas pelas maiores corretoras do país. O levantamento foi divulgado pela Grana Capital nesta segunda-feira (1), e integra a edição de julho do Ranking Grana Capital de Ações Recomendadas.
No sétimo mês do ano, todas as oito corretoras analisadas pela Grana Capital tiveram desempenho positivo. Juntamente com a corretora XP, metade dessas instituições registraram performance acima do Ibovespa, que encerrou o mês em 4,69%.
O ranking abrange as carteiras publicamente recomendadas de oito das dez maiores corretoras de varejo do Brasil em número de transações de pessoas físicas. Isso conforme a lista mais recente do Tesouro Nacional.
O CEO da Grana Capital, André Kelmanson, afirma que “julho representou uma melhora no mercado de capitais, visto que, em junho, o Ibovespa e todas as carteiras recomendadas tiveram performance negativa”.
Entre as ações recomendadas pelas corretoras, a que teve a maior alta foi a Kleper Weber (KEPL3), com variação positiva de 39,7%. Por outro lado, a principal queda foi a da Aura Minerals (AURA33), com desvalorização de 18,2%.
O ativo com maior aparição nas carteiras recomendadas foi a Vale (VALE3). A mineradora, que esteve presente em sete carteiras, apresentou queda de 8,89% no período.
Em quatro carteiras, marcaram presença a da Petrobras (PETR4), com elevação de 22,27%; da Suzano (SUZB3), com baixa de 2,82%; e da Localiza (RENT3), com alta de 9,92%.
A Grana Capital, companhia que oferece o primeiro aplicativo a automatizar a gestão do Imposto de Renda para investidores da bolsa de valores, tem o objetivo de conceder aos clientes do app um instrumento para acompanhar os resultados das indicações.
Rentabilidade da corretora líder do ranking de carteiras recomendadas de julho
A XP foi a corretora com melhor desempenho entre as instituições analisadas, com rentabilidade de 7,65%. Este foi o desempenho das carteiras recomendadas do mês:
- XP: 7,65%
- BTG: 6,44%
- Banco do Brasil: 6,28%
- Santander: 5,87%
- NuInvest: 3,89%
- Inter: 3,53%
- Itaú Top 5: 3,29%
- ModalMais: 0,93%
O levantamento não considerou a corretora Caixa Econômica Federal e a Clear Investimentos. O motivo foi porque estas não informaram se fizeram recomendações públicas em julho deste ano.