Tem novidade na XP: nova funcionalidade deixa carteira de investimentos automatizada

Como forma de democratizar e transformar o acesso dos brasileiros aos principais investimentos, a XP disponibiliza a Carteira Automatizada XP. Essa ferramenta permite que as pessoas tenham, na carteira, as principais recomendações dos especialistas da corretora, com somente um clique.

Tem novidade na XP: nova funcionalidade deixa carteira de investimentos automatizada
Tem novidade na XP: nova funcionalidade deixa carteira de investimentos automatizada (Imagem: Montagem/FDR)

Com a Carteira Recomendada Automatizada XP, o interessado escolhe a carteira mais parecida com seus interesses e perfil, realiza o aporte e pronto. Após isso, a tecnologia da corretora trabalhará para a pessoa, realizando investimentos em grandes ações do mercado e mantendo a carteira totalmente atualizada.

As carteiras da XP possuem um portfólio de ativos selecionados pelos experts da corretora, com atualização frequente. O objetivo é de superar o desempenho do respectivo benchmark de referência.

A corretora informa que a Carteira Automatizada XP é recomendada para clientes de perfil agressivo, principalmente aqueles que não possuem familiaridades com o tema ou não possuem tempo para acompanhar o mercado, mas desejam fazer investimentos em renda variável com visão de longo prazo.

Diferentemente dos fundos de investimento — em que existe atualização automática dos ativos, por meio da gestão ativa, com reinvestimento dos dividendos —, as Carteiras Automatizadas possibilitam que, na conta da XP, o cliente receba os rendimentos dos ativos que os distribuem.

Nessa ferramenta, a taxa de corretagem é a mesma praticada pela mesa de operações da XP.

Como funciona a Carteira Automatizada XP

  1. Contratação: o cliente poderá escolher carteira mais parecida com seu perfil e objetivos financeiros, realizar o aporte inicial e esperar pela data de execução.
  2. Envio de lembrete por SMS: um dia antes da data de execução, a XP lembrará o cliente de enviar um TED para sua conta investimento. Desse modo que ele poderá dispor da quantia necessária para envio das ordens.
  3. Execução da carteira: nesse dia, a corretora enviará as ordens de negociação dos ativos. A pessoa deve separar o valor necessário em sua conta de investimentos. Caso contrário, a ordem corre risco de ser cancelada.
  4. Liquidação: depois de dois dias úteis da execução das ordens, serão liberados os ativos em sua carteira. Novamente, é necessário o valor em conta para liquidação. O intuito é evitar a utilização do saldo de garantias da pessoa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.