O calendário do Auxílio Taxista segue atrasado. Até o momento, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), pasta competente pelo benefício, confirmou apenas a data da primeira fase de pagamentos e o formato de liberação.
Conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) na edição do dia 27 de julho, o primeiro repasse acontecerá no dia 16 de agosto. Na data em questão, o Governo Federal irá liberar duas parcelas do Auxílio Taxista, sendo uma delas retroativa correspondente ao mês de julho e a outra referente a agosto.
Os depósitos do Auxílio Taxista serão feitos na conta poupança social digital, pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma foi criada em 2020 para unificar os pagamentos do Auxílio Emergencial e, devido ao sucesso, foi mantida viabilizando benefícios como o seguro-desemprego, abono salarial, FGTS, Auxílio Brasil e Vale Gás.
A publicação em veículo de imprensa oficial também traz informações acerca do prazo de movimentação dos valores. Os beneficiários do Auxílio Taxista terão 90 dias a contar da data de depósito para movimentar o dinheiro digitalmente pelos serviços oferecidos no Caixa Tem ou efetuar o saque em espécie.
O Auxílio Taxista pagará seis parcelas no valor de R$ 1 mil até dezembro de 2022. É importante estar ciente de que, cada motorista terá direito a receber somente um auxílio, independentemente da quantidade de veículos registrados na mesma titularidade.
“A prestação das informações referentes aos taxistas é de inteira responsabilidade das prefeituras. Eventual consulta sobre a inclusão do motorista de táxi na relação informada pelo município deverá ser feita diretamente à prefeitura”, informou o MTP.
O benefício é um direito voltado aos titulares de concessão, permissão, licença ou autorização concedida pela administração municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional, desde que o cadastro tenha sido feito até o dia 31 de maio.
Destacando a necessidade de a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) estarem válidos.
O Governo Federal abriu um novo período de cadastro no Auxílio Taxista. Agora, as prefeituras e o Distrito Federal (DF) terão até o dia 15 de agosto para enviar os dados dos motoristas e assegurar o pagamento do benefício de R$ 1 mil.
As duas primeiras parcelas, referentes a julho e agosto, serão pagas em 16 de agosto. No dia 30, receberão o auxílio, os taxistas das cidades cujas prefeituras perderem o primeiro prazo para enviar os dados dos trabalhadores ao governo.
Calendário do Auxílio Taxista
- Primeira parcela – 16 de agosto;
- Segunda parcela – 16 de agosto;
- Primeira parcela (prefeituras que perderam o primeiro prazo) – 30 de agosto;
- Segunda parcela (prefeituras que perderam o primeiro prazo) – 30 de agosto;
As demais parcelas serão pagas entre setembro e dezembro em datas a serem definidas.