Uma das perguntas mais realizadas pelas pessoas ao longo do tempo é se dinheiro traz felicidade. Segundo um novo estudo de Harvard, isso é verdade. Além disso, a pesquisa mostrou que o dinheiro ajuda as pessoas a evitar diversos aborrecimentos do cotidiano que provocam estresse.
Conforme apurado pelo Valor, o professor da Harvard Business School, Jon Jachimowicz, informa que o dinheiro pode proporcionar controle e calma. Desse modo, o dinheiro pode, por exemplo, comprar a saída para alguns obstáculos imprevistos do cotidiano.
O professor acredita que, ao focar somente na felicidade que o dinheiro pode oferecer, “estamos perdendo alguma coisa”. Jachimowicz também reforça a necessidade de refletir “em todas as preocupações das quais o dinheiro pode nos libertar”.
Para analisar a relação entre dinheiro e satisfação com a vida, o professor, juntamente com colegas de outras universidades realizaram um conjunto de experimentos.
O estudo contou com a participação de 522 pessoas, que mantiveram um diário por 30 dias. Nestes documentos, os participantes relataram eventos do cotidiano e as respectivas respostas emocionais a eles.
No ano anterior, a renda dos participantes variou entre menos de US$ 10 mil e mais de US$ 150 mil. Sendo assim variados perfis foram considerados no levantamento.
Descobertas de estudo sobre relação entre dinheiro e felicidade
Entre as descobertas, o estudo relevou que mais dinheiro proporciona maior controle. Os participantes com maior rende sentiram que tinham mais controle sobre eventos negativos. Esse controle diminuiu o estresse dessas pessoas.
Outra descoberta foi que o dinheiro diminuiu o estresse intenso. Independentemente da renda, não teve diferença considerável entre os que passaram por situações angustiantes. Apesar de terem um número parecido de frustrações diárias, a menor intensidade foi sentida por quem tem maior renda.
O estudo ainda descobriu que as rendas maiores levam a uma satisfação maior com a vida. Os participantes com melhor condição financeira se sentiam mais livres para enfrentar quaisquer possíveis aborrecimentos.
Apesar dessas descobertas, Jachimowicz destaca que isso não significa que as pessoas ricas não enfrentem problemas. A diferença, segundo ele, é que “ter dinheiro permite que você resolva problemas e os resolva mais rapidamente”.
Os experimentos estão presentes em artigo publicado no “Social Psychological and Personality Science”.