Alta no preço do LEITE modifica o café da manhã dos brasileiros; entenda

O tradicional café com leite consumido nos lares brasileiros tem encontrado uma dificuldade para se manter ativo: a alta nos preços. De acordo com uma reportagem do Jornal da Record, o comportamento da população tem mudado com a sequência de aumentos no valor cobrado pelo produto.

Alta no preço do LEITE modifica o café da manhã dos brasileiros; entenda
Alta no preço do LEITE modifica o café da manhã dos brasileiros; entenda (Imagem: Montagem/FDR)

Em uma reportagem da edição do Jornal da Record de segunda-feira (25), consumidores foram entrevistados enquanto faziam suas compras em um supermercado. Todos admitiram que a compra do leite tem diminuído ou sido dispensada devido ao aumento de preço cobrado pelo produto.

Comprava sempre uma caixa [de leite] no mês, agora quando dá eu compro, quando não dá fico sem“, comentou Sandra Regina Perani. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), chegou a quase 20% o aumento acumulado do valor do longa vida.

Não é só o produto em si que acaba encarecendo e sendo dispensado do cardápio dos brasileiros, outros alimentos que levam o leite também sentem o reflexo. Foi o que Lilian Galli contou em entrevista ao Jornal da Record, a comerciante que gostava de fazer bolos, trocou a receita pela compra do doce já pronto.

Tudo está muito caro, farinha, ovo, então isso complica tudo pra você fazer. É mais você comprar quando eles põem um preço acessível“, explicou.

Ao jornal Itatiaia, uma consumidora informou que trocou o consumo do produto por outros, ou simplesmente não tem mais consumido. “Acabei de tirar o leite do carrinho. Desisti. Vamos fazer suco de fruta e café puro mesmo. Não tem jeito de comprar“, disse Antônia Alves.

Por que o valor do leite subiu?

Produtores explicam que a disparada no preço do leite está relacionada ao aumento dos custos de produção, além do período de entressafra, condição que deixa a pastagem mais difícil com a seca.

Não são apenas os consumidores finais que têm sentido os impactos, até mesmo os supermercados perceberam a diminuição na procura pelo produto. Florisvaldo Assis de Almeida diretor de uma rede de supermercados na Região Norte de Belo Horizonte, afirmou ao jornal Itatiaia, a diminuição foi de quase 50%.

O litro do leite longa vida pode ser encontrado a quase R$ 10 dependendo da marca. E não para por aí, uma nova alta deve ser vista em breve pelos consumidores com previsão de aumento de 15% na próxima semana.

Nesta terça-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Além do aumento nos preços do leite longa vida (22,27%), seus derivados também sofreram.

Registraram alta no IPCA-15 de julho, a exemplo do requeijão (4,74%), da manteiga (4,25%) e do queijo (3,22%).

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile