DIREITOS DO CONSUMIDOR: entenda a DIFERENÇA entre o soro de leite, bebida láctea e composto lácteo

Com preços mais convidativos, o soro de leite tem sido a opção mais acessível para o brasileiro no supermercado. Com embalagens semelhantes ao leite, a substituição pode acontecer até de maneira inconsciente. Mas afinal, o que está sendo oferecido ao consumidor e qual a diferença entre soro de leite, bebida láctea e composto lácteo? Siga na leitura para entender.

DIREITOS DO CONSUMIDOR: entenda a DIFERENÇA entre o soro de leite, bebida láctea e composto lácteo (Imagem: Montagem/FDR)
DIREITOS DO CONSUMIDOR: entenda a DIFERENÇA entre o soro de leite, bebida láctea e composto lácteo (Imagem: Montagem/FDR)

Um dos produtos que mais tem refletido a alta da inflação é o leite, com uma disparada de 41,76% no preço durante os últimos 12 meses. O caminho adotado pelos produtores com o intuito de diminuir os custos de produção para que assim fosse possível o item chegar mais em conta na prateleira do supermercado, foi a ampliação do número de alimentos de segunda linha, os popularmente chamados de subprodutos.

Cresce o número de alimentos de segunda linha à base de leite, o que isso significa?

Diante do aumento do preço do leite e consequentemente dos seus derivados, a lista de produtos de segunda linha tem crescido, e a cada ida no supermercado é possível observar uma novidade.

Chegando a custar 30% menos, os subprodutos são colocados nas gôndolas ao lado dos originais, com embalagens extremamente parecidas, se diferenciando pelos rótulos.

A situação leva ao questionamento: será que a prática fere os direitos do consumidor? Para as marcas, não. Já que as mesmas, garantem que cumprem com as regras do Ministério da Agricultura e Pecuária, apresentando as informações nos rótulos dos produtos.

Muitas das marcas iniciaram a produção dos novos produtos recentemente, como é o caso da Nestlé, com a linha “Moça Pra Toda Família”. Segundo a empresa, os itens são uma alternativa à crise, sendo a solução para o consumidor diante do cenário atual da economia.

Em 2012, a empresa realizou um movimento parecido na produção, quando o leite em pó infantil Ninho passou a ter a opção de composto lácteo. 

Qual a diferença entre leite, soro de leite e composto lácteo?

Além de todas as problemáticas que implicam na criação dos subprodutos, o consumidor tem consumido os itens sem a clareza de que se trata de outro produto, não simplesmente uma nova fórmula de sabor diferente, mas um produto que antes eram utilizados com outra finalidade.

O soro de leite é o líquido residual, resultante da produção de outros lácteos. O material foi durante anos considerado um subproduto, descartável. As indústrias chegavam a eliminar o líquido junto às águas residuais ou destinando à alimentação animal. Enquanto o composto lácteo é uma bebida que mistura o leite ao soro do leite.

Em termos nutricionais, a diferença está principalmente na quantidade de cálcio, muito menor nos subprodutos. As bebidas não fazem mal à saúde, mas não são o que a grande maioria dos consumidores esperam estar consumindo.

Em diferentes situações recentes, o Procon tem realizado operações e multado empresas que realizam a produção dos produtos de segunda linha, a maior parte motivada pela falta de clareza nas embalagens que são similares aos produtos de primeira linha.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.