Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber seus salários assistenciais e previdenciários referentes ao mês de julho desta segunda-feira, 25, em diante.
Serão amparados os aposentados, pensionistas e demais beneficiários que amparados por recursos do INSS como o auxílio doença, maternidade, reclusão e outros.
Lembrando para quem ainda possui dúvidas e reforçando para os novatos que, o cronograma de pagamentos do INSS segue a ordem do dígito final do número do beneficiário.
Este dado é fornecido pela autarquia no momento em que o segurado tem o pedido do benefício aprovado e o primeiro pagamento liberado em conta corrente.
Destacando que deve-se considerar o número final, mas sem o verificador, aquele depois do traço. O número de identificação do pode ser verificado pelo segurado do INSS no cartão do instituto.
Segundo informações do instituto, um total de 36 milhões de segurados por todo o país receberão alguma quantia do INSS, número que abrange todos os tipos de benefícios concedidos pela autarquia. São eles:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria especial;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Pensão especial;
- Salário-maternidade;
- Salário-família;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC).
No entanto, cada um recebe uma quantia distinta de acordo com cada caso, podendo receber desde um salário mínimo, R$ 1.212, até o teto da Previdência Social, que este ano é R$ 7.087,22.
Vale lembrar que o INSS organiza os pagamentos através de dois modelos de calendários. Um atende os segurados que recebem até um salário mínimo, o outro contempla aposentados, pensionistas e beneficiários amparados por quantias entre o piso nacional e o teto da autarquia. Neste mês, os depósitos terão início no dia 25 de julho e seguem normalmente até o dia 5 de agosto.
Calendário do INSS para quem recebe um salário mínimo
- Benefício final 1 – 25 de julho;
- Benefício final 2 – 26 de julho;
- Benefício final 3 – 27 de julho;
- Benefício final 4 – 28 de julho;
- Benefício final 5 – 29 de julho;
- Benefício final 6 – 1 de agosto;
- Benefício final 7 – 2 de agosto;
- Benefício final 8 – 3 de agosto;
- Benefício final 9 – 4 de agosto;
- Benefício final 0 – 5 de agosto.
Calendário do INSS para quem recebe acima do salário mínimo
- Benefício final 1 ou 6 – 1 de agosto;
- Benefício final 2 ou 7 – 2 de agosto;
- Benefício final 3 ou 8 – 3 de agosto;
- Benefício final 4 ou 9 – 4 de agosto;
- Benefício final 5 ou 0 – 5 de agosto.