INSS faz mudanças no sistema de cálculo das aposentadorias; simule o valor do seu pagamento

Temporariamente, o simulador de cálculo de aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está fora do ar. Isso porque, a Previdência Social está alterando as regras de concessão deste benefício, baseada na publicação de uma lei publicada em maio deste ano. O texto altera a liberação da aposentadoria baseada nas regras da reforma da Previdência.

publicidade
INSS faz mudanças no sistema de cálculo das aposentadorias; simule o valor do seu pagamento
INSS faz mudanças no sistema de cálculo das aposentadorias; simule o valor do seu pagamento (Imagem: FDR)

O INSS aderiu as mudanças por conta do fim da contribuição única, método que beneficiava os segurados possibilitando salário maior de aposentadoria com apenas uma contribuição. Isso é, pagando um valor maior que aquele feito em outros meses, isso quando estiver próximo de se aposentar.

Para entender melhor, a contribuição única permitia que o segurado excluísse as suas contribuições antigas e considerasse apenas a de maior valor na média salarial. Dessa forma, conseguia aumentar a quantia paga no seu benefício.

publicidade

Para usá-la era preciso comprovar o mínimo de 180 contribuições à Previdência Social. Desde a reforma da Previdência em 2019, a medida era permitida e aumentava o valor de aposentadoria de dezenas de pessoas.

As mudanças que colocam fim ao “milagre da contribuição única”, estão previstas na lei 14.331/2022 em vigor desde maio deste ano.

Simulador do INSS fora do ar!

Agora, com o fim da contribuição única o INSS precisou atualizar seu sistema de simulador. Este, no entanto, está temporariamente fora do ar para que seja reajustado.

Ao acessar a ferramenta no site do Meu INSS, ou no aplicativo, o usuário não consegue descobrir quanto tempo falta para se aposentar.

Quer descobrir quanto falta para sua aposentadoria? Consulte como fazer acessando a calculadora do FDR! 

O INSS, no entanto, justificou a ausência da ferramenta em nota oficial. “temporariamente indisponível até que o sistema seja adequado às alterações legais trazidas pela lei 14.331/2022 que alterou a lei 8.213/1991, com novos parâmetros de cálculo de valor“.

publicidade

A orientação do Instituto, inclusive, é que os usuários aguardem o retorno do simulador e faça a utilização para calcular o tempo da sua aposentadoria. Isso porque, o cálculo não é fácil e fazê-lo de forma manual pode não ser interessante.

A ferramenta contabiliza todos os períodos de contribuição, para quem está há cinco anos da sua aposentadoria, o simulador mostra inclusive o valor médio de pagamento. Para os demais é informado quanto falta para conseguir fazer a solicitação.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Por hora, o INSS não informou quando este sistema deve voltar a funcionar. A recomendação é aguardar.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.