Antecipe-se e descubra QUANTO você pode receber na sua APOSENTADORIA do INSS

Após anos de contribuição com a Previdência Social (INSS), o trabalhador pode finalmente usufruir do afastamento remunerado. Existem ainda outras maneiras de ter acesso ao benefício da aposentadoria de diferentes modalidades. Para quem vai dar entrada no requerimento, que tal se antecipar e descobrir quanto você pode receber na sua aposentadoria?

publicidade
Antecipe-se e descubra QUANTO você pode receber na sua APOSENTADORIA do INSS (Imagem: FDR)
Antecipe-se e descubra QUANTO você pode receber na sua APOSENTADORIA do INSS (Imagem: FDR)

Na vida financeira o planejamento é fundamental, e para quem pretende não ter dores de cabeça na aposentadoria e apenas gozar do benefício recebido, planejar essa nova fase da vida é essencial. Para se preparar para esse momento, a calculadora disponível no portal Meu INSS pode te ajudar a conferir sua situação.

Valor da aposentadoria do INSS

Antes de tudo, o contribuinte que colaborou com a previdência durante anos e está se preparando para solicitar seu benefício deve saber que o valor da aposentadoria não pode ser inferior ao salário mínimo, ou seja, o piso da aposentadoria é de R$ 1.212. Existe ainda o valor máximo que pode ser recebido pelo segurado, o teto do INSS é atualmente de R$ 7.087,22.

publicidade

O valor da aposentadoria é calculado com base em regras de cálculo que são previstas pela legislação previdenciária, levando em consideração os seguintes fatores:

  • Média salarial;
  • Idade;
  • Tempo de contribuição;
  • Descartes dos menores salários de contribuição;
  • Modalidade de aposentadoria;
  • Fator previdenciário;
  • Divisor mínimo.

Desse modo, a modalidade de aposentadoria cabível para o seu caso deve implicar no cálculo. Assim, o INSS identifica a regra de cálculo determinada pela legislação previdenciária e seguindo todos os pontos deve definir o valor do seu benefício.

Calculadora de aposentadoria do Meu INSS

O futuro segurado que na fase pré-requerimento estará analisando os fatores para o cálculo de sua aposentadoria pode perceber que algum vínculo empregatício de sua carreira não está constando no registro previdenciário. A inclusão pode ser feita de maneira manual no simulador do INSS.

A calculadora disponível no portal Meu INSS também pode ser utilizada por meio do aplicativo de mesmo nome disponível para Android e iOS. O usuário deve então realizar o cadastro para que seja feito o login. O INSS destaca que a calculadora do portal apenas simula o valor da aposentadoria, o cálculo válido é feito pelo próprio instituto.

Confira os passos para saber quanto você pode receber na sua aposentadoria:

publicidade
  • realize o login no Meu INSS;
  • clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
  • confira e se necessário altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis;
  • clique em “Recalcular”;
  •  pronto! Clique em “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.

O cidadão pode realizar cálculos para aposentadoria por idade e por tempo de serviço. Antes da simulação, o trabalhador deve calcular seu tempo de contribuição e informar suas contribuições desde julho de 1994. É importante estar atento às novas regras impostas pela reforma da previdência, que estabelece idade mínima para a solicitação da aposentadoria de 62 anos de idade para mulheres e 65 anos de idade para os homens.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.