Bandidos usam a PROVA DE VIDA do INSS para aplicar GOLPE nos aposentados

Segurados do INSS devem estar atentos a novo golpe nos aposentados. Os bandidos usam a prova de vida para realizar a ação de roubo de informações das vítimas seguradas no Instituto Nacional do Seguro Social. O contato feito pelos golpistas através de ligações telefônicas e até mesmo pelo WhatsApp.

publicidade
Bandidos usam a PROVA DE VIDA do INSS para aplicar GOLPE nos aposentados (Imagem: FDR)
Bandidos usam a PROVA DE VIDA do INSS para aplicar GOLPE nos aposentados (Imagem: FDR)

Não é de hoje que aposentados e pensionistas do INSS são alvos do assédio de fraudadores que buscam colher dados e informações das vítimas para aplicar golpes financeiros. Dessa vez, os criminosos têm se utilizado da prova de vida anual, que desde fevereiro passou a ser realizada por cruzamento de dados, sem a necessidade do segurado ir presencialmente ao banco.

Golpe da prova de vida em aposentados do INSS

Com a mudança no procedimento da prova de vida do INSS, os segurados apenas devem ir ao banco caso seja solicitado. Entretanto, os fraudadores estão realizando golpe nos aposentados, estabelecendo contato solicitando uma foto para finalizar o procedimento. 

publicidade

O INSS alerta que os criminosos se passam pelo instituto solicitando dados e fotos aos segurados e com isso realizam transações irregulares em nome dos aposentados e pensionistas.

“O INSS não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários. Não devem ser passados, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários”, informa o instituto.

A orientação dada pelo órgão é de que os segurados que recebam tal tipo de contato, não forneça nenhuma informação pessoal. Além disso, o INSS reafirma que não estabelece contato por telefone para o processo de prova de vida.

Criminosos realizam novo golpe nos aposentados

Os golpistas que agem por ligação telefônica e WhatsApp, em algumas ocasiões também podem estabelecer contato por e-mail, carta e SMS. Caso seja identificada uma tentativa de golpe, o aposentado deve denunciar a situação através do site do Fala.BR ou através da central ligando no número 135.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Segundo o INSS, o contato do instituto com o segurado pode ser feito em situações específicas, sendo no geral para informar sobre algum procedimento, solicitações e agendamentos, mas em nenhuma das ocasiões será solicitada informações como senhas, nome da mãe ou CPF. 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.