INSS analisa conceder um REAJUSTE SALARIAL para os seus aposentados; veja como

Reajuste salarial para aposentados do INSS é analisado pelo instituto. O órgão pretende conceder a mudança no valor dos repasses beneficiando os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, mas o processo ainda se encontra em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). A possível mudança deve incluir no cálculo do recurso, todos os salários recebidos ao longo dos anos de contribuição do segurado. 

publicidade
INSS analisa conceder um REAJUSTE SALARIAL para os seus aposentados; veja como. (Imagem: FDR)

A medida deve valer também para aqueles que realizaram suas contribuições antes de 1994, quando o país tinha como moeda o cruzeiro. Atualmente, os cálculos da aposentadoria consideram somente os salários de contribuição que foram realizadas a partir de julho de 1994. A regra foi estabelecida em 2019 pela Reforma da Previdência.

Revisão da Vida Toda deve conceder reajuste salarial para aposentados do INSS

A proposta de Revisão da Vida Toda do INSS prevê a inclusão das contribuições previdenciárias realizadas pelos segurados antes de 1994. Atualmente, tais contribuições não foram contabilizadas devido à regra de transição de 1999.

publicidade

Para solicitar a revisão, o segurado deve ter tido benefícios concedidos após 1999 e antes de 13 de novembro de 2019. Podendo ser eles:

  • aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  • aposentadoria por Idade;
  • aposentadoria Especial;
  • aposentadoria da Pessoa com Deficiência;
  • aposentadoria por Invalidez;
  • pensão por Morte;
  • auxílio-Doença.

A solicitação da Revisão da Vida Toda deve ser feita pelo segurado após análise da sua situação, quando o mesmo tiver garantia de que o procedimento de fato poderá resultar em um reajuste. Diante disso, o segurado deve antes considerar as seguintes questões:

  • se teve bons salários antes de 1994;
  • se teve poucas contribuições depois de 1994;
  • se começou a ganhar menos após 1994.

Quando deve acontecer o reajuste salarial para aposentados do INSS?

O processo ainda está em trâmite no STF, que decidiu a favor da permanência dos votos que garantem a viabilização da Revisão da Vida Toda. Desse modo, o placar de 6 a favor e 5 contra seguirá para a próxima etapa.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

No entanto, existe um impasse, já que quando existe a migração do processo, a votação deve ser reiniciada e o ministro Kássio Nunes Marques solicitou a permanência dos votos. Apesar disso, diante da decisão, o processo que não será reiniciado deve em breve beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.