Atualmente, os investimentos de renda variável estão sendo pressionados. Alguns temores vêm afetando a bolsa de valores. Apesar disso, as ações da bolsa estão baratas, em meio aos juros e preços das commodities nas alturas. A análise foi feita pelo sócio da Criteria Investimentos, Vitor Miziara, ao Estadão.
Hoje, a bolsa de valores passa por um cenário de junção de temores com o panorama internacional (inflação, guerra e falta de suprimentos), aumento no preço das commodities, altos juros e recuperação pós-covid. Ao analisar o cenário interno, as eleições 2022 também trazem mais volatilidade.
Recentemente, as ações na bolsa de valores caíram bastante. Muito disso foi devido à expectativa de inflação, guerra, recessão global. Apesar disso, o maior fator foi o aumento dos juros interno e externo — que tirou a atratividade desses investimentos.
Uma parte dessa queda ainda ocorre porque os lucros das companhias tendem a reduzir quando há aumento dos juros.
A bolsa de valores oferece oportunidade aos investidores
Mesmo com o cenário adverso, o especialista destaca que os juros não ficarão elevados para sempre. A XP Investimentos estima que a taxa básica de juros, a Selic, para 2023 ficará próximo a 9%. Sendo assim, haveria uma queda em relação ao nível atual, de 13,25%.
Caso os juros passem a reduzir, as empresas passarão a ter lucros maiores. Ao mesmo passo, haverá maior atratividade de investimentos em ações.
Apesar disso parecer interessante, Miziara destaca que isso depende do ponto de vista e estratégia do investidor.
Como a taxa de juros deve voltar a cair somente entre o segundo e terceiro trimestre de 2023, o mercado de ações pode ficar barato por bastante tempo — com leves aumentos, mas sem um movimento mais forte de exposição em ações.
Para quem investe e deseja acumular ações, dividendos e reinvestir essa quantia para elevar a carteira, o especialista afirma que a melhor opção são ações baratas por muito tempo. Desse modo, a pessoa terá como reinvestir os dividendos e aportes por mais tempo em um mercado barato.
Miziara destaca ser importante entender que é muito melhor mercado de lado e barato por bastante tempo — do que um mercado que sobe rápido antes da pessoa ter a oportunidade para montar a posição e aproveitar as ações baratas da bolsa de valores.