Meu seguro desemprego foi cancelado, como recuperar?

O seguro desemprego é o salva-vidas do trabalhador surpreendido por uma dispensa sem justa causa. O benefício foi criado justamente para garantir a subsistência do trabalhador formal neste caso até que consiga uma reinserção no mercado de trabalho. Por isso, a eventualidade do seguro ser cancelado gera certo desespero. 

Meu seguro desemprego foi cancelado, como recuperar?
Meu seguro desemprego foi cancelado, como recuperar? (Imagem: FDR)

Existem casos nos quais, mesmo o trabalhador cumprindo todos os requisitos necessários, ao solicitar o seguro desemprego, se depara com o indeferimento. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, normalmente a liberação automática do seguro acontece quando o trabalhador cumpre estes requisitos:

Seguro Desemprego 2022: Valor das Parcelas, Regras e Como Solicitar

“De forma geral, o sistema faz a verificação da empresa e do trabalhador. Quando o encerramento da empresa é anterior à demissão, o sistema desconsidera a informação”, informa a secretaria.

Portanto, se o trabalhador cumprir todas as regras e ainda assim o seguro desemprego for negado, será necessário dar entrada em um recurso administrativo, cujo prazo de análise irá variar de 10 a 45 dias. 

A revisão pode ser feita online pelo portal gov.br/trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, embora seja preciso justificar o pedido e anexar alguns documentos. Veja como o procedimento funciona pelo aplicativo:

Vale mencionar que também existe a possibilidade de dar entrada neste recurso através dos postos de atendimento das  superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho, nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O prazo para solicitar revisão do seguro-desemprego é de dois anos contados da data de demissão. 

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile