Mudou: confira quem é o novo Ministro da Educação

A edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 18, dispôs da nomeação de um novo ministro do Ministério da Educação (MEC). A partir de agora, o novo chefe da pasta será Victor Godoy, que atuava como secretário-executivo da pasta. 

Educação: confira quem é o novo ministro do MEC
Educação: confira quem é o novo ministro do MEC. (Imagem: CNN Brasil)

A nomeação foi oficializada após Godoy ter assumido o MEC interinamente desde a exoneração do ex-ministro Milton Ribeiro em março. Victor Godoy já é o quinto ministro da pasta durante a gestão do governo de Jair Bolsonaro até agora. Na oportunidade, o presidente da República disse:

“Eu já dei a ordem para efetivar, porque apenas interino ele tem certas dificuldades, até de locomoção. O que está acertado, em nada acontecendo com o ministro Milton, ele volta”, afirmou o presidente da República, Jair Bolsonaro. 

A troca de ministros do MEC ocorreu após o surgimento de denúncias apontando irregularidades na gestão de Milton Ribeiro. Lembrando que em um áudio divulgado pela imprensa, o ex-ministro da educação alega ter priorizado o repasse de verbas a municípios controlados por pastores. 

A declaração foi feita durante uma reunião entre prefeitos e mediante a justificativa de atender a um pedido de Bolsonaro. Foram apontados como envolvidos do esquema os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que não possuem cargos no MEC

Diante das circunstâncias, uma variedade de prefeitos foram a público relatar os diversos pedidos de propina feitos por ambos os pastores. Conforme apurado, foi atribuído a eles o poder de decisão sobre os repasses do MEC, destacando que em determinadas oportunidades havia até o pedido de ouro em troca. 

Quem é o novo ministro?

Antes de ser convidado para ficar à frente da secretaria-executiva do MEC, Victor Godoy seguia carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde ele atuou de 2004 a 2020. Lá, ele fazia o papel de auditor federal, chefe de divisão, coordenador-geral, diretor-substituto de auditoria e diretor de auditoria da área social e de acordos de leniência.

Em seu currículo, o novo ministro do MEC possui formação acadêmica em Engenharia de Redes de Comunicação de Dados pela Universidade Federal de Brasília (UnB), em 2003, além de duas pós-graduações. 

A primeira foi em Altos Estudos em Defesa Nacional pela Escola Superior de Guerra (ESG) em 2018, e a segunda em Globalização, Justiça e Segurança Humana pela Escola Superior do Ministério Público, em parceria com instituições internacionais da Alemanha e África do Sul.

Ministros do MEC 

Conforme mencionado, cinco ministros já passaram pelo MEC durante a gestão de Bolsonaro. São eles:

  • Ricardo Vélez Rodríguez;
  • Abraham Weintraub;
  • Carlos Alberto Decotelli da Silva;
  • Milton Ribeiro;
  • Victor Godoy.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.