MEC oferece formação de professores em Portugal; saiba mais

Inscrições no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal já estão disponíveis. O MEC oferece 100 vagas ao todo e será realizado na cidade do Porto, em Portugal.

MEC oferece formação de professores em Portugal; saiba mais
MEC oferece formação de professores em Portugal; saiba mais (Imagem: FDR)

Oportunidade única para os professores da educação básica da rede pública de ensino, o Ministério da Educação oferece vagas no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal.

A ação faz parte do Projeto Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, em parceria com a Universidade do Porto (UP) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP). O evento foi transmitido pelo canal da Capes no YouTube.

Curso do MEC em Portugal

O ABC integra o Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, do Programa Tempo de Aprender, que foi lançado em 2020.

A formação deve ter duração de seis semanas, com 240 horas de duração e vai acontecer entre novembro e dezembro desse ano na cidade de Porto, em Portugal.

Para participar é necessário atender aos requisitos que estão descritos no Edital nº 17/2022.

Lembrando que é necessário concluir o curso ABC, disponível pelo MEC em https://avamec.mec.gov.br, para ter acesso a essa oportunidade.

Os selecionados receberão os seguintes benefícios do MEC:

  • Ajuda de custo, no valor de 800 € (oitocentos euros), a serem pagos diretamente ao bolsista antes da viagem;
  • Passagens aéreas nacionais e hospedagem para participação na orientação pré-partida;
  • Passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional;
  • Seguro-saúde;
  • Deslocamento em Portugal: aeroporto/alojamento/aeroporto;
  • Hospedagem em quarto duplo, durante todo o período do curso, com café da manhã e jantar; e
  • Curso de formação e material didático.

Inscrições curso de educação em Portugal

As inscrições acontecem até 6 de maio em duas etapas:

  1. Cadastro ou atualização do currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível em https://eb.capes.gov.br/;
  2. Preenchimento do formulário e envio dos documentos no formato PDF, com tamanho de até 5 MB, pelo link https://eb.capes.gov.br/portal/http.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.