Fies: MEC abre processo contra Faculdade Anhanguera; confira detalhes

Suspeita de descumprimento de regras do Fies faz MEC abrir processo contra universidade conceituada de São Paulo. Instituição afirma ainda não ter recebido notificação.

Fies: MEC abre processo contra Faculdade Anhanguera; confira detalhes
Fies: MEC abre processo contra Faculdade Anhanguera; confira detalhes (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior, instaurou processo administrativo contra a Faculdade Anhanguera de Campinas por suspeita de descumprimento das regras estabelecidas no Fundo de Financiamento Estudantil.

A ação foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 24 de janeiro e informa que foram encontrados indícios de infração às obrigações estabelecidas no termo de adesão ao programa.

No entanto, o MEC não informou quais foram essas infrações; vale lembrar que ao assinar o termo de adesão a instituição concorda com as condições estabelecidas nele.

Investigação do MEC contra a Faculdade Anhanguera

O Poder360 procurou a instituição que afirmou ainda não ter sido notificada, mesmo que o documento afirme que a instituição tem até 10 dias para se manifestar.

A instituição está em contato com o Ministério da Educação desde a data em que a portaria foi publicada para ter acesso ao teor da nota técnica e, assim, poder se manifestar”, informou a Faculdade Anhanguera de Campinas em nota.

Mesmo sem saber quais foram as infrações cometidas pela instituição, é possível ter uma noção das penalidades que ela pode sofrer caso seja constatada a irregularidade.

É possível que o MEC aplique uma das seguintes medicas contra a faculdade:

  • Impossibilidade de adesão ao Fies por até 3 processos seletivos consecutivos, sem prejuízo para os estudantes já financiados;
  • Ressarcimento ao Fies dos encargos educacionais indevidamente cobrados;
  • Multa;
  • Exclusão da instituição de ensino como beneficiária de novas vagas no âmbito do Fies, sem prejuízo aos estudantes já financiados.

E os alunos do Fies na Faculdade Anhanguera? Como ficam?

Se você é estudante da instituição através do FIES e está preocupado com o seu futuro.

Saiba que, na teoria, os estudantes já matriculados não podem ser prejudicados por esse tipo de ação.

Isso quer dizer que as medidas tomadas pelo MEC para punir uma instituição não podem afetar os estudantes que já estão matriculados.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.