Fórum dos Governadores discute questões envolvendo ICMS dos combustíveis; o que esperar?

Governadores avaliam a possibilidade de reduzir impostos dos combustíveis. Nesta terça-feira (22), os líderes estaduais irão se reunir em um fórum para discutir o novo cálculo do ICMS. Diante da implementação da lei complementar 192/2022, será necessário aplicar reajustes para baratear os produtos. Entenda.

Fórum dos Governadores discute questões envolvendo ICMS dos combustíveis (Imagem: FDR)
Fórum dos Governadores discute questões envolvendo ICMS dos combustíveis (Imagem: FDR)

A gasolina está cada vez mais cara e isso tem sido uma pauta recorrente na agenda pública nacional. Caminhoneiros ameaçam uma nova greve, a população solicita reajuste para barateamento e o poder público busca por alternativas. Desse modo, governadores de todo o país debatem sobre a redução do ICMS.

Governadores podem reduzir encargos tributários

O ICMS nada mais é do que um imposto federal que tem como finalidade determinar as alíquotas dos combustíveis em cada estado. Nos últimos tempos, ele tem sido apontado pelo presidente Jair Bolsonaro como o grande vilão que vem encarecendo a gasolina.

Desse modo, os governadores passam a ser culpabilizados pela situação, marcando assim uma reunião para tentar encontrar um novo cálculo que modifique as alíquotas. O debate acontecerá ao longo desta terça-feira (22), contando com a participação de integrantes do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal).

“Os debates continuarão com os governadores, na reunião do Fórum e, possivelmente, na quarta-feira, ainda com o objetivo de finalizar as propostas e medidas, tanto quanto aos aspectos jurídicos como em relação à executoriedade da alíquota ad rem prevista na lei complementar”, afirmou, em nota oficial, o Comsefaz.

Afinal, como funciona o ICMS e por que ele gera tanta polêmica?

A alteração do ICMS é positiva?

Depende. Para os entes federais, a medida significa perder arrecadação. Ou seja, a contabilidade dos governos estaduais será reduzida, tendo em vista que terão uma baixa no valor tarifado a partir da venda dos combustíveis.

Desse modo, estão buscando por um alinhamento entre a possibilidade de manter ou não o congelamento do PMPF (preço médio ponderado ao consumidor final), que é utilizado na base de cálculo do ICMS.

Até o momento, não há uma previsão para a resolução do caso. É válido ressaltar que o presidente Jair Bolsonaro está em confronto com os chefes estaduais, de modo que o diálogo seja ainda mais complicado.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile