Guerra na Ucrânia: Entenda a relação entre a Rússia e a alta da gasolina no Brasil

A alta no preço da gasolina tem chamado atenção de todos os brasileiros, isso porque ela influencia em diversos setores. A Guerra na Ucrânia é um dos fatores que levam a esse aumento; entenda.

O aumento dos valores da gasolina no Brasil tem preocupado bastante.

Isso porque, todos os produtos que dependem de transporte acabam tendo os valores elevados, o que afeta o cotidiano dos brasileiros.

Além disso, se locomover também tem disso mais caro, mesmo para quem não possui veículo próprio.

Guerra na Ucrânia e aumento da gasolina no Brasil

Se você já ouvir falar que o Brasil é “autossuficiente” em petróleo deve achar estranho que uma guerra em outro continente afete os preços aqui.

Acontece que, nosso país produz mais petróleo do que consome, no entanto, ainda precisa importar seus derivados e a matéria crua.

Isso por conta do tipo de petróleo extraído em nosso território e também pela insuficiência na capacidade de refino dele.

Com a guerra, os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções contra a Rússia.

Isso diminui o número de barris disponíveis no mercado internacional o que, consequentemente, eleva os preços do produto.

“Como estamos falando da Rússia, segundo maior exportador de petróleo do mundo, e da Ucrânia, um país que tem uma importância logística para que o petróleo e gás russo chegue na Europa, o conflito envolve ainda mais riscos para a indústria do petróleo”, diz Pedro Rodrigues, sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) à BBC Brasil.

Vale lembrar que esse não é o único fator que influencia no aumento, a política de Preço de Paridade de Importação, adotada em 2016, também faz com que os repasses de reajustes cheguem ao consumidor final.

Além de tudo isso, a cotação do dólar também impacta o valor dos combustíveis no Brasil.

“Aqui no Brasil, em especial, também temos um outro fator que corrobora com o preço da gasolina: o câmbio. O barril do petróleo é cotado no mercado internacional em dólares e, toda vez que o real está desvalorizado, também sofremos aumento nos preços dos combustíveis”, explica Rodrigues.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.