Preço da cenoura dispara e chama a atenção; entenda os motivos

Consumidores de todo o Brasil estão notando um aumento enorme no preço da cenoura nas últimas semanas. O assunto virou inclusive alvo de piadas e memes na internet e foi abordado num tom bem-humorado pela apresentadora de TV Ana Maria Braga. Mas afinal, o que está causando esse encarecimento das cenouras?

Segundo especialistas em produção e comércio de hortifrúti, o principal motivo são as chuvas intensas entre o fim do ano passado e o começo deste ano. Elas impactaram a produção de cenouras, que está sendo uma das menores já registradas.

As chuvas deixaram os campos encharcados, dificultando o trânsito de máquinas para a colheita. Além disso, as plantas foram danificadas, sendo acometidas por vermes e microrganismos que apodreceram as raízes.

Para compensar as perdas nas lavouras, os produtores vendem a cenoura para os beneficiadores a um preço maior. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a caixa de 29 kg da cenoura suja (que ainda não passou pelo beneficiamento), foi comercializada por até R$ 140 na semana passada.

Os beneficiadores e outras empresas que participam do comércio da cenoura são obrigados a passar esse aumento adiante, o que faz os consumidores pagarem um preço histórico no produto.

De acordo com o IBGE, a cenoura sofreu aumento médio de 55,41% no mês de fevereiro. A hortaliça também alcançou o maior valor da série histórica do Cepea, iniciada em 2008. Em alguns lugares, o quilo do produto já chegou a R$ 20,00.

Além das chuvas mais fortes que o esperado, outro fator que ajuda a explicar esse cenário é uma redução no plantio da safra atual. Depois de um plantio no fim de 2020 muito maior do que a demanda no início de 2021, os produtores resolveram se dedicar menos à cenoura e mais a outras hortaliças, como o alho.

Preço deve aumentar mais

A expectativa é de que a oferta de cenoura no mercado aumente nos próximos meses, especialmente porque os produtores vêm reduzindo o intervalo entre plantio e colheita. Mas os efeitos positivos disso devem demorar um pouco a chegar para os consumidores.

Espera-se que o preço da cenoura continue a subir nas próximas semanas até se estabilizar e a, partir daí, voltar a um nível mais aceitável.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile