Benefícios do INSS com valor de até um salário mínimo — R$ 1.212 — começaram a ser pagos na segunda-feira (21). O calendário de pagamentos vai até 9 de março, mesmo dia em que terminam os pagamentos de benefícios acima de um salário mínimo, pagos a partir de 3 de março.
Os pagamentos são feitos de acordo com o penúltimo número do Número do Benefício. Ontem, foram pagos benefícios com penúltimo número 1. Nesta terça-feira, 22 de fevereiro, o INSS paga benefícios com penúltimo número 2. Seguirá desse modo até sexta-feira (25), quando serão liberados benefícios com penúltimo número 5.
Devido ao feriado de Carnaval, o calendário de pagamentos só será retomado na quinta-feira, 3 de março, pagando benefícios com penúltimo número 6. No último dia de pagamentos, em 9 de março, será a vez dos benefícios com penúltimo número 0.
Confira o cronograma completo para benefícios de até um salário mínimo:
- Penúltimo número 1: 21 de fevereiro
- Penúltimo número 2: 22 de fevereiro
- Penúltimo número 3: 23 de fevereiro
- Penúltimo número 4: 24 de fevereiro
- Penúltimo número 5: 25 de fevereiro
- Penúltimo número 6: 3 de março
- Penúltimo número 7: 4 de março
- Penúltimo número 8: 7 de março
- Penúltimo número 9: 8 de março
- Penúltimo número 0: 9 de março
No caso dos benefícios maiores que um salário mínimo, a ordem de pagamentos é um pouco diferente. Começando a partir de 3 de março, são contemplados dois dígitos diferentes a cada dia. No primeiro dia, por exemplo, serão liberados benefícios com penúltimo número 1 e 6.
Feriado bancário
Devido ao feriado de carnaval, as agências bancárias não atenderão o público nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, segunda e terça-feira da semana que vem, respectivamente. A determinação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), seguindo resolução do Banco Central.
Já na quarta-feira de cinzas (2 de março), as agências serão abertas ao público apenas a partir das 12h. Mas em localidades onde o encerramento do expediente se dá normalmente antes das 15h, a abertura será antecipada, para que o atendimento ao público dure pelo menor 3 horas.
Valores a receber
Aposentados e pensionistas do INSS também poderão resgatar “dinheiro esquecido” na ferramenta lançada pelo Banco Central, relativos a descontos indevidos em operações de crédito consignado.
Esse valores fazem parte da segunda etapa de consulta, que começa apenas no mês de maio. Segundo o BC, a devolução valerá para “recursos descontados em folha dos clientes de operações de crédito consignado em uma determinada instituição, mesmo após a portabilidade do crédito para outra instituição”.