Imposto de Renda 2022: INSS libera informe de rendimentos; saiba como consultar

Começa em março o período para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022. Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram renda tributável superior a R$ 28.559,70 em 2021 devem fazer o procedimento, que vai até o fim de abril.

As regras completas e as datas exatas do IR 2022 devem ser publicadas pela Receita Federal ainda esta semana. Mas é sempre bom ir preparando a documentação antes, não é mesmo?

A consulta ao extrato de rendimentos recebidos em 2021 já foi liberada pelo INSS e pode ser feita através do site ou do aplicativo Meu INSS. O acesso à plataforma é feito com a senha do gov.br (confira o passo a passo mais abaixo).

Quem desejar fazer a consulta sem informar senha, pode usar este link. Nele, será preciso informar o ano de referência (2021 ou anos anteriores), o número do benefício, a data de nascimento, o nome e o CPF do beneficiário. Depois, é preciso clicar em “Não sou um robô” e “Consultar”. O site também dá a opção de imprimir o documento após a consulta.

Este ano, também é possível realizar o procedimento usando o chat da Helô, a assistente virtual do INSS. Ele estará disponível no Meu INSS, pelo site ou aplicativo, a partir do dia 22 de fevereiro. Basta informar o nome e o CPF e solicitar o serviço para a assistente.

Por fim, a emissão do extrato do Imposto de Renda pode ser realizada na agência onde você recebe o benefício ou em uma agência do INSS.

Consulta pelo Meu INSS: passo a passo

O portal Meu INSS está disponível nas versões site e aplicativo. Veja como emitir o extrato de imposto de renda através dele:

  • Informe o CPF do beneficiário e a senha do gov.br para acessar
  • Na página inicial, clique em “+Ver mais”, na sessão “Outros serviços”
  • Clique em “Extrato do Imposto de Renda”
  • Selecione o ano de 2021
  • Depois de clicar sobre o número do benefício, o extrato correspondente aparecerá. Os rendimentos tributáveis constarão na linha 3 e os não tributáveis na linha 4
  • Na parte de baixo da página, há a opção de “Baixar PDF” para salvar o documento, usar ou imprimir depois

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.