Afinal, qual é a diferença entre PIS e PASEP?

Pontos-chave
  • PIS e PASEP foram criados por meio de leis distintas com o propósito de amparar o funcionalismo público;
  • Calendário do PIS já está em vigor;
  • Caixa Econômica e Banco do Brasil são os responsáveis pelos pagamentos.

Todo trabalhador formal tem direito a um abono salarial pago anualmente de acordo com o período em que prestou serviços com carteira assinada. O benefício é concedido através dos programas PIS e PASEP, de iniciativa do Governo Federal.

Afinal, qual é a diferença entre PIS e PASEP?
Afinal, qual é a diferença entre PIS e PASEP? (Imagem: FDR)

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ambos os programas e até se confundem achando que são o mesmo. Pensando nisso, o portal FDR preparou um guia completo com todos os detalhes sobre cada um deles. Fique com a gente e se mantenha informado.

PIS

O Programa de Integração Social (PIS) é direcionado aos funcionários da iniciativa privada que trabalham com carteira assinada. Embora o gerenciamento geral seja feito pelo Governo Federal, os pagamentos são viabilizados pela Caixa Econômica Federal. O PIS foi criado através da Lei Complementar (LC) nº 7/1970, com o propósito de incluir o empregado do setor privado no desenvolvimento da empresa.

PIS/Pasep 2022: Consultar Datas, Valor e Pagamentos do Abono Salarial

PASEP

Enquanto isso, o PASEP é direcionado aos servidores públicos e militares. A diferença é que os pagamentos são feitos pelo Banco do Brasil. O programa foi instituído pela LC nº 8/1970, possibilitando que a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal possam contribuir com o fundo destinado aos funcionários do setor público.

Quem tem direito ao PIS e PASEP?

Assim como em qualquer programa ou benefício, o PIS e PASEP requerem que os trabalhadores cumpram alguns requisitos. Os critérios de elegibilidade são os mesmos, ou seja:

Valor do PIS e PASEP

O valor do PIS e PASEP é definido com base no reajuste salarial feito pelo Governo Federal anualmente. Neste caso, o salário mínimo foi fixado como o teto do abono salarial, em outras palavras, a quantia máxima que os trabalhadores vinculados a ambos os programas podem receber. O valor é cumulativo de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base. Veja:

Pagamento do PIS e PASEP

Conforme apurado pelo Ministério do Trabalho, mais de 22 milhões de trabalhadores terão direito a receber o PIS e PASEP em 2022. Deste total, 22,2 milhões de trabalhadores irão receber o PIS, que terá um custo total de R$ 17 bilhões.

Por outro lado, o PASEP irá contemplar 140 mil funcionários públicos, que serão amparados após uma despesa no valor aproximado de R$ 95 milhões. É importante destacar que o meio de recebimento do PIS e PASEP também são diferentes. Veja os detalhes:

PIS

Pasep

Calendário do PIS e PASEP

PIS

Pasep

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile