Governo anuncia MUDANÇAS no abono salarial do PIS/PASEP afetando saques de trabalhadores

O Governo solicitou ao TCU (Tribunal de Contas da União) uma revisão na decisão que antecipou os pagamentos do abono salarial do PIS/PASEP. Atualmente, o abono é pago dois anos após o direito ser adquirido, porém o TCU determinou que o pagamento seja realizado um ano após a obtenção do direito.

Governo anuncia MUDANÇAS no abono salarial do PIS/PASEP
afetando saques de trabalhadores. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com matéria do jornal O Globo, que analisou o recurso, o governo discorda ‘veementemente’ da decisão do TCU em relação ao momento em que a despesa deve ser incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA). Ainda segundo o recurso, o pagamento antecipado do PIS/PASEP vai gerar um impacto bilionário na economia do país.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o PIS/PASEP, confira.

Entenda a mudança

O que é o PIS/PASEP?

O abono salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores brasileiros regulamentados pelo PIS (Programa de Integração Social) para trabalhadores da iniciativa privada e pelo PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para servidores públicos. 

Para receber o abono é necessário:

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile