Alteração nas datas de recebimento do FGTS surpreendem os trabalhadores

Os trabalhadores que estão acostumados a acompanhar os depósitos que são feitos na sua conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foram surpreendidos. É que a partir de abril de 2024 os empregadores podem transferir a quantia para conta em uma data diferente da habitual.

fgts
Alteração nas datas de recebimento do FGTS surpreendem os trabalhadores (Foto: FDR)

 

A mudança na data de pagamento do FGTS foi estabelecida pela Lei 14.438, publicada em 24 de agosto de 2022. Mas, só começou a valer a partir dos depósitos feitos aos funcionários em abril de 2024. Os empregadores tiveram um tempo para conseguir adaptar as suas finanças. 

Mudanças na data de pagamento do FGTS

O empregador é responsável por depositar 8% do valor de salário do trabalhador na conta do FGTS. Não há qualquer desconto no salário do funcionário, o dinheiro deve vir do orçamento da própria empresa. 

Todo colaborador contratado com carteira assinada, inclusive Jovem Aprendiz, tem uma conta no fundo de garantia aberta em seu nome. O dinheiro vai sendo acumulado mensalmente até que possa ser sacado em situações específicas. 

A partir desse mês a mudança é de:

A mudança foi adotada pelo uso do FGTS Digital. 

Como acompanhar os depósitos feitos na conta do FGTS?

Os trabalhadores que quiserem acompanhar se os depósitos estão sendo feitos corretamente em sua conta do FGTS, a verificação fica disponível online. Vale dizer que quando o dia 20 caí em final de semana ou feriado, o empregador deve antecipar o depósito para o dia útil anterior. 

Verifique quanto tem na conta, e quais os últimos depósitos da seguinte forma:

O FGTS digital trouxe outras mudanças, eu listei quais foram elas nesta matéria

 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile