Tarifa Social: saiba quem tem direito ao desconto de até 65% na conta de luz

No Estado do Ceará os consumidores residenciais terão a oportunidade de adquirir um desconto de até 65% na conta de luz. O benefício está vinculado ao programa Tarifa Social, liberado para as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Tarifa Social: saiba quem tem direito ao desconto de até 65% na conta de luz
Tarifa Social: saiba quem tem direito ao desconto de até 65% na conta de luz. (Imagem: FDR)

O desconto na conta de luz ainda se estende para os cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). É importante destacar que o percentual mencionado é a quantia máxima na qual o desconto será concedido, uma vez que ele será progressivo de acordo com o consumo mensal, limitado a 220 kWh por mês.

No caso específico dos consumidores cadastrados no programa Tarifa Social, o consumo se limita a 140 kWh, com a vantagem de ganharem a isenção da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no valor final da conta de luz. Tendo em vista que os benefícios estão vinculados ao programa Tarifa Social, é importante saber que, no Ceará, têm direito as:

  • Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias inscritas no CadÚnico que tenham renda de até três salários mínimos e com pessoa portadora de deficiência ou patologia em tratamento que necessite do uso contínuo de equipamentos ligados à energia, também conhecido como Cliente Vital.
  • Idosos ou pessoas com deficiência com renda familiar de até 25% do salário mínimo que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Para solicitar a inclusão no programa Tarifa Social e obter o direito ao desconto de até 65% na conta de luz é preciso entrar em contato com a concessionária de energia elétrica. No caso do Ceará, a Enel. Durante o atendimento deverá apresentar os principais documentos pessoais, como:

  • CPF;
  • Carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto;
  • Na situação de indígenas ou quilombolas, também será necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani);
  • Código da unidade de consumo que será beneficiada pelo desconto de até 65% na conta de luz;
  • Na hipótese de famílias com pessoas deficientes ou doentes que fazem uso de aparelhos para tratamento ligados na energia, é preciso apresentar o laudo médico comprovando a condição de saúde.

Tarifa Social

Regulamentado pela Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002, a Tarifa Social, oferecida pelo Governo Federal, é direcionada aos consumidores residenciais de baixa renda. No entanto, para ter direito ao desconto na conta de luz é preciso saber que este incide somente perante os 220 kWh consumidos mensalmente.

É preciso explicar que o desconto na conta de luz é aplicado no formato cumulativo, embora possam haver variações com base em cada faixa de consumo da instalação respeitando o limite de 220 kWh mencionado. Portanto, entende-se que quanto menor for o consumo residencial, menor será o desconto incidente. Veja!

  • Consumo mensal até 30 kWh – 65% de desconto;
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;
  • Consumo superior a 220 kWh – 0%.

Quem tem direito a Tarifa Social?

O regulamento do programa Tarifa Social requer o cumprimento dos seguintes requisitos:

  • Clientes residenciais de baixa renda;
  • Famílias inscritas no CadÚnico;
  • Renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo;
  • Renda mensal de até três salários mínimos para famílias que tenham em sua composição pessoas com deficiência que necessitem de uso contínuo de aparelhos ligados na energia elétrica.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.