Conta de Luz: Ministro responde até quando tarifa será mais cara; confira

Conta de luz deve permanecer em alta ao longo dos próximos meses. Desde 2020, o Brasil vem vivenciando uma das maiores crises hídricas de sua história, fazendo com que as tarifas de energia sofressem consequentes reajustes. O Governo Federal precisou uma nova bandeira emergencial, com um aumento de mais de 50%. Abaixo, acompanhe a previsão de diminuição.

Conta de Luz: Ministro responde até quando tarifa será mais cara; confira (Imagem: FDR)
Conta de Luz: Ministro responde até quando tarifa será mais cara; confira (Imagem: FDR)

Pagar a conta de luz tem sido uma grande dor de cabeça para parte significativa da população. Diante da maior escassez hídrica registrada desde os anos 90, o Governo Federal precisou aplicar uma série de reajustes encarecimento o fornecimento de energia elétrica.

Previsão de diminuição na conta de luz

Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, concedeu uma entrevista para o programa Brasil em Pauta, apresentando uma previsão de diminuição nas contas. Segundo ele, não há garantia, pois é impossível prevê o cenário hídrico ao longo de todo o ano de 2022.

No entanto, o ministro acredita que entre março e abril as bandeiras tarifárias deverão ser reajustadas. Para justificar tal afirmação, ele informou que em 2021 as condições hídricas foram 8% melhores que 2020.

Ações do governo federal para conter novos reajustes

Bento Albuquerque informou ainda que esse avanço só foi possível diante das medidas de restrição adotadas pelo governo federal. Em 2020, visando financiar os gastos extras da exportação hídrica, foi criada uma nova bandeira tarifária de energia elétrica: a bandeira de escassez hídrica, que fez com que as contas ficassem mais caras.

“A nossa expectativa para o fim do período úmido (março, abril) é estarmos em condições bem melhores do que estávamos no ano passado”. De acordo com ele, os consumidores – grandes, médios e pequenos – fizeram a sua parte. “Eu digo que foi um esforço coletivo”, garante.

O ministro ressaltou ainda que sem a forte atuação de sua equipe, o país poderia ter vivenciado um grande apagão ou um período intenso de racionamento.

É válido ressaltar que a pandemia do novo coronavírus também interferiu no setor de energia elétrica, aumentando os indicativos de endividamento nas distribuidoras, fazendo com que o governo criasse linhas de empréstimo para os empresários.

A população, por sua vez, passou a recorrer a projetos como o Tarifa Social, que isenta os mais vulneráveis do pagamento da conta de luz.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.