Precisa renovar a CNH em 2022? Confira o passo a passo e novas regras

Os motoristas devem ficar atentos às novidades envolvendo a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) em 2022. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já havia decidido, no fim de dezembro, que uma nova versão do documento entraria em vigor a partir de junho deste ano, mas sua retirada não é obrigatória.

Agora, o Contran decidiu reduzir o prazo para tirar a primeira CNH para 12 meses. Esse era o prazo que vigorava antes da extensão para 18 meses, em virtude da pandemia de Covid-19. Além disso, quem estava com processo de retirada ativo até 31 de dezembro terá até o fim de 2022 para concluí-lo.

Outra alteração importante, que vigora desde abril do ano passado, é sobre os prazos para renovação da CNH. As carteiras retiradas após essa data passam a ter as seguintes validades:

Os prazos podem ser menores, de acordo com decisão do perito examinador, se forem constatadas deficiência física ou mental ou doença progressiva que prejudique a direção.

As categorias C, D e E também têm novas regras:

Como renovar a CNH?

A renovação da CNH deve ser feita sempre que o documento alcança sua validade. A data de vencimento é informada no próprio documento, mas os Detrans estaduais são obrigados a comunicar os motoristas 30 dias antes do vencimento.

Não é obrigatório, no entanto, que o motorista faça a renovação no dia exato do vencimento da CNH. Após essa data, ele pode conduzir por até 30 dias, se o processo de renovação não for concluído. Poderá renovar, também, após esse período, mas sem o direito de dirigir.

Confira o passo a passo para renovar a CNH:

YouTube video player
Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile