CNH terá novo modelo em 2022; o que muda para os motoristas?

Em breve os motoristas terão de fazer adaptações, pois um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está prestes a ser implementado. Na verdade, a partir do dia 1º de julho o formato atualizado do documento voltado aos condutores já entrará em vigor por todo o Brasil.

Por isso, segundas vias da CNH serão emitidas para quem precisar, bem como para os condutores recém habilitados e para quem renovar a licença. Mas não é preciso se preocupar em ter pressa, pois não há necessidade de realizar a troca para o que será o novo padrão de imediato. 

A regulamentação da nova CNH foi disposta na Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em veículo oficial de imprensa no dia 13 de dezembro. Portanto, o documento está liberado para expedição por vias físicas, digitais ou em ambas, sendo que o formato mais conveniente ficará a critério do condutor. 

O destaque da nova CNH será a predominância das cores verde e amarelo, bem como de uma tabela que auxiliará na hora de identificar os tipos de veículos que o cidadão está apto a conduzir.

Funcionará da seguinte forma: a primeira coluna terá a categoria da CNH, acompanhada de uma imagem do automóvel e a indicação se o portador do documento está devidamente habilitado para dirigir tal veículo. 

Outra novidade se refere à inserção da letra “P”, com o propósito de indicar que o motorista tem permissão para dirigir, ou a letra “D” para apontar que o condutor já está em posse da CNH definitiva. 

E não para por aí, pois o documento também irá apontar se o cidadão se beneficia da carteira de habilitação para o exercício de atividade remunerada, além de possuir um espaço específico para constar as restrições médicas que ele possui e que foram identificadas durante o processo de aquisição da CNH.

Um critério que será mantido na nova CNH é o QR Code, já implantado em todos os documentos que foram emitidos por órgãos oficiais desde o ano de 2017. Este código terá a responsabilidade de armazenar virtualmente todas as informações sobre o documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor por questões de segurança.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.