CNH Social DF: Quais as gratuidades inclusas no programa do DETRAN?

Para pessoas que procuram obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adicionar ou mudar a categoria da mesma, confira logo abaixo quais são as gratuidades incluídas no Detran.

CNH Social DF: Quais as gratuidades inclusas no programa do DETRAN?
CNH Social DF: Quais as gratuidades inclusas no programa do DETRAN? (Imagem: Blog Bolsa Família 2021)

Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?

Os selecionados são isentos de pagar:

  • aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
  • às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
  • à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
  • como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
  • inerentes à realização de provas teóricas e práticas à renovação da CNH.

Quem pode se inscrever na CNH Social?

Na modalidade Estudantil do programa CNH Social, podem se candidatar jovens de 18 a 25 anos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública. Um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Em relação às categorias Urbana e Rural poderão concorrer moradores de cidades e da zona rural, respectivamente. É preciso que os candidatos saibam ler e escrever, ter idade igual ou superior a 18 anos e atender aos critérios definidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela Lei Estadual 20.834/2020.

Além desses fatores, os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou reincidente em média.

A lista que contará o nome dos classificados dentro do limite de vagas já foi divulgada no portal do Detran-DF.

Distribuição de Vagas

O Programa Habilitação Social, que oferta o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente para pessoas de baixa renda, distribuiu 1,7 mil vagas, que estavam reservadas inicialmente para estudantes, ao público em geral.

Vão ser redirecionados benefícios que não foram preenchidos por candidatos inscritos na modalidade destinada a alunos cursando o ensino básico. As vagas são para a adquirir a CNH nas categorias A ou B.

“Serão convocados os nomes subsequentes da lista, de acordo com os critérios de classificação”, afirma o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

CNH Social DF: Quais as gratuidades inclusas no programa do DETRAN?

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA