Primeira via da CNH: Veja quais as regras para emitir documento na pandemia

Obtenção da primeira via da CNH é paralisada durante a pandemia. Os jovens que quiseram aproveitar o período da quarentena para tirar suas habilitações estão com problemas. Mediante a proliferação do novo coronavírus, os centros escolares do Detran fecharam suas portas e mesmo com o processo de retomada o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda não está liberando a emissão do documento.   

Primeira via da CNH: Veja quais as regras para emitir documento na pandemia

Para quem já estava matriculado e teve o processo suspenso, as etapas de retirada da CNH variam de acordo com as determinações do seu estado. Em São Paulo, por exemplo, os centros de ensino reabriram suas portas, mas ainda não é possível liberar a CNH.

O mesmo ocorre no Rio de Janeiro, que retomou as programações gradativamente, mas não têm previsão final para entregar as carteiras aos alunos. 

Novos prazos 

A paulistana Luiza Colmanetti, 21, teve as aulas de sua escola retomadas. Entretanto, foi informada que não poderá concluir sua avaliação.

“Eu fico preocupada, só faltava a prova prática para terminar. Agora vou ter que fazer mais algumas aulas presenciais para relembrar, acabou com o meu ritmo”, afirma em entrevista ao portal Auto Esporte. 

De acordo com as normas do Detran, ela teria até junho deste ano para finalizar todas as etapas de emissão de sua carteira. Entretanto, o período foi prorrogado pelo Contran, determinando uma extensão de 12 para 18 meses.  

O sindicato ainda esclareceu que desde o início da pandemia não está sendo permitida a abertura de novos processos de habilitação junto ao Detran SP”. 

Aulas da CNH em plataformas digitais 

Em Belém do Pará, as aulas presenciais foram transportadas para as plataformas eletrônicas. O Detran da região está concedendo as atividades teóricas por meio de aulas remotas, com a aplicação de apostilas e conteúdos gravados. No entanto, as provas práticas ainda seguem sem data de retorno. 

O Detran-BA autorizou o retorno das aulas e provas práticas. Para isso, criou uma série de regras prevendo novos métodos de higienização dos automóveis e comportamento dos alunos.

O preço de emissão da CNH vai diminuir?  

Não. De acordo com o Detran, os valores para obter o documento continuam os mesmos. “A informação que temos do setor é de que não houve alteração dos valores praticados, até porque as portas das autoescolas ficaram fechadas por mais de 90 dias.” 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.