Detran-BA autoriza retorno das etapas presenciais para emitir a 1ª habilitação

Neste sábado (1), o Departamento Estadual de Transito (Detran-BA) publicou uma portaria que regulamente a retomada de aulas e exames práticos de direção

Detran-BA autoriza retorno das etapas presenciais para emitir a 1ª habilitação
Detran-BA autoriza retorno das etapas presenciais para emitir a 1ª habilitação (Foto: Google)

Apesar disso, tudo deve ser feito seguindo os protocolos de segurança validados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

As autoescolas credenciadas estavam esperando por essa liberação para voltar as atividades, que devem ser retomadas no dia 10 de agosto.

Para isso, haverão regras como distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel e a proibição de acompanhantes nos locais onde são realizadas as avaliações dos candidatos.

A habilitação para a categoria A, de motos, o aluno deve usar o seu capacete. Está proibido o compartilhamento desse equipamento. Na troca dos candidatos, a motocicleta deve ser higienizada. 

Já para a habilitação categoria B, de carros, deve ser realizada a higienização antes da partida. 

No período das aulas, as janelas do veículo devem permanecer abertas e se for necessário, o ar condicionado pode ser usado desde que o filtro esteja limpo.

As autoescolas que não cumprirem os requisitos estarão sujeitas à punições, os estabelecimentos poderão sofrer advertência, suspensão das atividades e até cassação do credenciamento.

Serviços Detran-BA

O Detran da Bahia, retomou parcialmente os serviços para a habilitação. Mas, para o atendimento é preciso realizar o agendamento com hora marcada,nos postos da Rede SAC: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Candeias, Eunápolis, Feira de Santana I e II, Guanambi, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista I e II.

Além disso, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) também pode ser solicitado pelo SAC Digital. 

Depois de realizar o pagamento do licenciamento integrado, o condutor deve acessar o SAC Digital, por meio do portal: www.sacdigital.ba.gov.br ou do aplicativo, e fazer o seu cadastro na plataforma.

Após isso, basta clicar em CRLV-e e seguir as instruções para baixar o documento obrigatório no celular. Além disso é possível escolher a opção de imprimir uma cópia com QR Code, o código bidimensional que atesta a validade das informações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!