Na última sexta-feira (10), vários natalenses formaram uma fila em frente às unidades do Cadastro Único (CadÚnico) da capital. O intuito foi conseguir o recebimento do novo programa assistencial, o Auxílio Brasil.
Alguns natalenses afirmaram terem chegado na quinta-feira (9) às 14h para tentar o atendimento nas unidades do CadÚnico. Porém, as fichas entregues foram insuficientes para o quantitativo de pessoas na fila de espera.
A coordenadora responsável pelo Cras Lagoa Azul, Daniela Souza, afirmou que a limitação na quantidade de fichas é devido as condições existentes para o atendimento. Segundo ele, a unidade só possui dois estagiários destinados para novos cadastros.
A maioria das pessoas que procuraram as unidades alega que o novo benefício foi negado e, por esse motivo, foram em busca da atualização dos dados para garantir o pagamento. Porém, a orientação é que esses realizem o agendamento de forma remota pelos números de telefone disponibilizados.
Porém, os moradores afirmam que os telefonemas não são atendidos e, por esse motivo, decidiram ir até as unidades do CadÚnico. Segundo Souza, a demanda nas unidades do CadÚnico aumentou muito após a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil.
O Auxílio Brasil, além de substituir o antigo programa assistencial, trouxe diversas mudanças, como valor médio de pagamento e ampliação no número de beneficiários. Para isso, houve alterações nos critérios de seleção e nos benefícios destinados aos contemplados.
Diante disso, muitos beneficiários do Bolsa Família tiveram redução no valor ou tiveram o auxílio negado. Por esse motivo, estão procurando o CRAS ou CREAS para atualizar os dados a fim de garantir o pagamento do Auxílio Brasil.
Segundo o Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) deve realizar a atualização dos dados do CadÚnico, as famílias que tiverem em uma das situações abaixo:
- Realizou ou atualizou o cadastro pela última vez em 2019 ou antes;
- Teve alguma alteração na família (aumento ou diminuição do número de filhos, óbito, gestantes, entre outras situações que modifique a composição familiar);
- Mudou de endereço.
O atendimento pode ser realizado em 12 CRAS, localizados nas seguintes localidades: África, Salinas, Lagoa Azul, Pajuçara, Nordelândia, Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Guarapes, Planalto, Mãe Luiza, Paço da Pátria e Ponta Negra. Natal também possui duas unidades de CadÚnico:
- Unidade 1 – Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira: (84) 3232-9248/ (84) 3232-9290;
- Unidade 2 – Rua Pacatuba, no bairro Igapó: (84) 3232-3034.