Crise! Em Natal, famílias ficam horas na fila de espera para tentar Auxílio Brasil

Na última sexta-feira (10), vários natalenses formaram uma fila em frente às unidades do Cadastro Único (CadÚnico) da capital. O intuito foi conseguir o recebimento do novo programa assistencial, o Auxílio Brasil.

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Alguns natalenses afirmaram terem chegado na quinta-feira (9) às 14h para tentar o atendimento nas unidades do CadÚnico. Porém, as fichas entregues foram insuficientes para o quantitativo de pessoas na fila de espera.

A coordenadora responsável pelo Cras Lagoa Azul, Daniela Souza, afirmou que a limitação na quantidade de fichas é devido as condições existentes para o atendimento. Segundo ele, a unidade só possui dois estagiários destinados para novos cadastros.

A maioria das pessoas que procuraram as unidades alega que o novo benefício foi negado e, por esse motivo, foram em busca da atualização dos dados para garantir o pagamento. Porém, a orientação é que esses realizem o agendamento de forma remota pelos números de telefone disponibilizados.

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Porém, os moradores afirmam que os telefonemas não são atendidos e, por esse motivo, decidiram ir até as unidades do CadÚnico. Segundo Souza, a demanda nas unidades do CadÚnico aumentou muito após a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil.

O Auxílio Brasil, além de substituir o antigo programa assistencial, trouxe diversas mudanças, como valor médio de pagamento e ampliação no número de beneficiários. Para isso, houve alterações nos critérios de seleção e nos benefícios destinados aos contemplados.

Diante disso, muitos beneficiários do Bolsa Família tiveram redução no valor ou tiveram o auxílio negado. Por esse motivo, estão procurando o CRAS ou CREAS para atualizar os dados a fim de garantir o pagamento do Auxílio Brasil.

Segundo o Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) deve realizar a atualização dos dados do CadÚnico, as famílias que tiverem em uma das situações abaixo:

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  • Realizou ou atualizou o cadastro pela última vez em 2019 ou antes;
  • Teve alguma alteração na família (aumento ou diminuição do número de filhos, óbito, gestantes, entre outras situações que modifique a composição familiar);
  • Mudou de endereço.

O atendimento pode ser realizado em 12 CRAS, localizados nas seguintes localidades: África, Salinas, Lagoa Azul, Pajuçara, Nordelândia, Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Guarapes, Planalto, Mãe Luiza, Paço da Pátria e Ponta Negra. Natal também possui duas unidades de CadÚnico:

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  • Unidade 1 – Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira: (84) 3232-9248/ (84) 3232-9290;
  • Unidade 2 – Rua Pacatuba, no bairro Igapó: (84) 3232-3034.

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Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.