O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou ontem (1º) a realizar supervisão periódica do retorno ao atendimento presencial nas agências. As supervisões irão acontecer em ciclos.
O INSS publicou no Diário Oficial da União no dia 13 de agosto a medida de supervisões periódicas no atendimento presencial nas agências. Porém, a ação só entrou em vigor na última quarta-feira (1º).
As revisões acontecerão em ciclos, sendo que o primeiro irá ser vivenciado entre os dias 1º e 31 de outubro. De acordo com o INSS, a ação acontecerá de forma bimestral, com duração de 30 dias cada.
Com isso, os funcionários do instituto irão atuar na verificação do fluxo e procedimentos realizados pelos servidores e segurados. As revisões acontecerão durante o horário de atendimento ao cidadão.
A medida tem como objetivo verificar se os atendimentos estão acontecendo em acordo com o que determina os órgãos de saúde em respeito às normas de distanciamento. Sendo assim, será usada para evitar a contaminação por Covid-19 dos servidores do INSS e segurados.
É importante lembrar que boa parte dos segurados do INSS é composta por pessoas idosas ou portadoras de alguma doença, sendo essas do grupo de risco. Por esse motivo, faz-se necessário a fiscalização em prol da segurança.
Os serviços do INSS foram suspensos em 2020, devido à pandemia de Covid-19, sendo retomada neste ano. Porém, o retorno ainda está acontecendo de forma gradual. Por esse motivo, o atendimento presencial está acontecendo por meio de agendamento prévio.
Atendimento no INSS
O agendamento pode ser feito pela central telefônica 135 ou pelo site e aplicativo Meu INSS. Mesmo com o retorno do atendimento presencial, a recomendação do INSS é que os segurados busquem, sempre que possível, o atendimento remoto. Veja abaixo os serviços só realizados de forma presencial:
- Apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
- Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado à falha operacional não vinculada à análise do direito;
- Consulta à consignação administrativa;
- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no cadÚnico;
- Solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
- Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
- Pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
- Pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.
- Perícia médica;
- Cumprimento de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos originais);
- Serviço social;
- Reabilitação profissional;
- Justificação administrativa;
- Justificação judicial;
- Atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios;
- Entrega de documentos por convocação;
- Realizar Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco).
Agendar atendimento presencial no Meu INSS
- Entre no aplicativo ou site Meu INSS;
- Clique em “Agendamento/requerimentos”
- Escolha o serviço desejado;
- Preencha suas informações de login, como usuário e senha;
- Preencha os dados necessários sobre o benefício;
- Escolha uma agência, data e horário para ser atendido;
- Guarde o número de protocolo e compareça na data marcada.