INSS inicia atendimentos presenciais com supervisão nas agências

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou ontem (1º) a realizar supervisão periódica do retorno ao atendimento presencial nas agências. As supervisões irão acontecer em ciclos.

INSS inicia atendimentos presenciais com supervisão nas agências
INSS inicia atendimentos presenciais com supervisão nas agências (Imagem: Reprodução Direção Concursos)

O INSS publicou no Diário Oficial da União no dia 13 de agosto a medida de supervisões periódicas no atendimento presencial nas agências. Porém, a ação só entrou em vigor na última quarta-feira (1º).

As revisões acontecerão em ciclos, sendo que o primeiro irá ser vivenciado entre os dias 1º e 31 de outubro. De acordo com o INSS, a ação acontecerá de forma bimestral, com duração de 30 dias cada.

Com isso, os funcionários do instituto irão atuar na verificação do fluxo e procedimentos realizados pelos servidores e segurados. As revisões acontecerão durante o horário de atendimento ao cidadão.

A medida tem como objetivo verificar se os atendimentos estão acontecendo em acordo com o que determina os órgãos de saúde em respeito às normas de distanciamento. Sendo assim, será usada para evitar a contaminação por Covid-19 dos servidores do INSS e segurados.

É importante lembrar que boa parte dos segurados do INSS é composta por pessoas idosas ou portadoras de alguma doença, sendo essas do grupo de risco. Por esse motivo, faz-se necessário a fiscalização em prol da segurança.

Os serviços do INSS foram suspensos em 2020, devido à pandemia de Covid-19, sendo retomada neste ano. Porém, o retorno ainda está acontecendo de forma gradual. Por esse motivo, o atendimento presencial está acontecendo por meio de agendamento prévio.

Atendimento no INSS

O agendamento pode ser feito pela central telefônica 135 ou pelo site e aplicativo Meu INSS. Mesmo com o retorno do atendimento presencial, a recomendação do INSS é que os segurados busquem, sempre que possível, o atendimento remoto. Veja abaixo os serviços só realizados de forma presencial:

  • Apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
  • Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  • Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado à falha operacional não vinculada à análise do direito;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no cadÚnico;
  • Solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
  • Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
  • Pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
  • Pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.
  • Perícia médica;
  • Cumprimento de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos originais);
  • Serviço social;
  • Reabilitação profissional;
  • Justificação administrativa;
  • Justificação judicial;
  • Atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios;
  • Entrega de documentos por convocação;
  • Realizar Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco).

Agendar atendimento presencial no Meu INSS

  • Entre no aplicativo ou site Meu INSS;
  • Clique em “Agendamento/requerimentos”
  • Escolha o serviço desejado;
  • Preencha suas informações de login, como usuário e senha;
  • Preencha os dados necessários sobre o benefício;
  • Escolha uma agência, data e horário para ser atendido;
  • Guarde o número de protocolo e compareça na data marcada.

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INSS inicia atendimentos presenciais com supervisão nas agências

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
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